Blog

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

29Abr / 2021

Entenda o que é o marmoreio e como impacta na qualidade da carne

Leia Mais

Quando se fala em carne de qualidade, inevitavelmente o fator marmoreio vem à tona, isso porque ele é essencial para que se tenha uma carne suculenta, macia e saborosa, apreciada por um mercado cada vez mais exigente e concorrido.  Então, neste artigo vamos entender melhor o que é o marmoreio e de que forma ele afeta na qualidade da carne. Confira!   O que é marmoreio? Tido como um dos fatores determinantes para a classificação de uma carne como de alta qualidade, o marmorei (...)

28Abr / 2021

QUARTA TÉCNICA - Ciclo pecuário: Bezerro valendo ouro!

Leia Mais

O cenário atual em que estamos vendo a ascensão do bezerro com a união da redução da oferta boi para cocho, deixam os pecuaristas em alerta.  A relação de troca nunca preocupou tanto e o bezerro valendo ouro certamente colabora para a criação de estratégias para evitar prejuízos futuros. A conta tem que fechar e a produção deve seguir firme.  A reposição está batendo recordes influenciado pela alta do boi gordo, uma vez que o pecuarista de terminação consequentemente te (...)

23Abr / 2021

Qual a importância da inseminação artificial em bovinos?

Leia Mais

Com o objetivo de possibilitar o melhoramento genético de bovinos, a inseminação artificial é uma técnica que já vem sendo utilizada por muitos produtores para alcançar alta eficiência reprodutiva. Inicialmente, o método era utilizado para erradicar doenças que eram transmitidas pelo touro durante a monta natural. No entanto, com o passar do tempo, a técnica foi sendo aprimorada e se tornou a melhor  ferramenta para garantir um grande número de descendentes de um reprodutor com a (...)

21Abr / 2021

QUARTA TÉCNICA - Conheça 5 fatores que impactam no desempenho dos animais a pasto:

Leia Mais

A produtividade animal de animais em pastejo é determinada pelo consumo de matéria seca que abrange a ingestão diária de forragem, que por sua vez é uma função da taxa de consumo e o tempo de pastejo (Sollenberger et al., 2013). Essa produtividade é influenciada por uma série de pontos críticos separados nesses grupos, segundo Patrícia Rodrigues, tutora técnica da Rehagro: Processo de digestão que estão relacionados com a maturidade da forragem, valor nutritivo e digestibi (...)

15Abr / 2021

Manejo reprodutivo de bovinos de corte

Leia Mais

A bovinocultura de corte é sem dúvidas uma atividade lucrativa e reconhecida. No entanto, a sua alta competitividade e padrão de qualidade exige dos pecuaristas alcançar uma elevada eficiência produtiva para que assim conquistem maior retorno financeiro. Nesse sentido,se torna indispensável que o produtor aplique um manejo reprodutivo eficiente em seu rebanho para que alcance a excelência e melhor desempenho.  Assim, neste artigo vamos entender o que é o manejo reprodutivo e quais (...)

14Abr / 2021

QUARTA TÉCNICA- Confinamento: Erros que você não deve cometer

Leia Mais

O sistema de criação intensiva tem sido uma ferramenta para otimizar a cadeia de produção da bovinocultura, comprimindo as dimensões de espaço, reduzindo o tempo e aumentando a taxa de ganho do rebanho, levando assim à redução do tempo de abate e proporcionando maior facilidade para terminação.  Essa união resulta em um produto final de melhor qualidade, sendo naturalmente destaque na hora da compra e também bonificado por qualidade.  Por isso, é necessário que exista um c (...)

08Abr / 2021

Conhecendo as raças criadas no Brasil: Indubrasil

Leia Mais

Raça bovina genuinamente brasileira,o Indubrasil - ou Induberaba -  tem sua origem na região do Triângulo Mineiro, em 1938.  Por ser um animal dócil, rústico e de dupla aptidão, o Indubrasil dominou a pecuária brasileira, entre os anos de 1925 até 1945. Para entender mais sobre essa raça que tem importante papel na pecuária nacional, continue a leitura!   Origem da raça Indubrasil Raça criada a partir do cruzamento do Gir, Guzerá e Nelore, acredita-se que a Indubrasil (...)

06Abr / 2021

Melhor conversão alimentar e menor custo da @ engordada

Leia Mais

A alimentação é o item mais oneroso dentro do custo individual nos sistemas de produção intensiva, e compreender como atua o organismo do gado em relação a dieta é indispensável para colocar na balança se o investimento está sendo viável.  Deve-se buscar animais mais eficientes na utilização dos nutrientes e, em consequência, disso reduzir o custo de produção, por isso é fundamental o planejamento de estratégia alimentar e nutricional, itens que fazem parte de uma propried (...)

31Mar / 2021

QUARTA TÉCNICA - Carnes DFD & PSE: Você sabe a diferença?

Leia Mais

A cor da carne pode dizer muitas coisas sobre ela, observar a aparência do produto antes mesmo de comprá-lo pode te levar a melhores escolhas, além de reduzir as chances de consumir um produto fora do padrão de qualidade. Nem sempre o que determina a cor é o estado de deterioração do produto, mas sim a dinâmica de uma proteína chamada mioglobina e o fator pH ali presente. O fato de partes estarem marrons e outras vermelhas tem relação com a ação do oxigênio e não necessariament (...)

25Mar / 2021

Entenda os principais benefícios do melhoramento genético de bovinos

Leia Mais

Não há dúvidas de que uma das principais contribuições da ciência que possibilitou o desenvolvimento e evolução da pecuária bovina brasileira foi a melhoria da genética do rebanho. Ela possibilita o aperfeiçoamento das melhores características genéticas por meio do cruzamento entre as diversas raças existentes, conseguindo ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. Assim, de importador de bovinos nos tornamos exportadores (...)