O que é fazenda vertical?

O que é fazenda vertical?

O conceito de fazenda vertical foi criado em 1999 na Universidade de Columbia, em Nova York. Entretanto, essa proposta já havia sido idealizada e desenvolvida em 1979 pelo físico Cesare Marchetti.

Acredita-se que a concepção de fazendas verticais têm o potencial de reduzir a fome no mundo ao longo dos anos.

Assim, neste artigo vamos entender melhor do que se trata essa nova tendência. Confira!

 

A história da Fazenda Vertical

Em 2012, foi criada a  primeira fazenda vertical, em Cingapura, onde foram construídas 120 torres com vários andares.


A partir daí, várias outras fazendas verticais foram sendo construídas e aprimoradas mundo afora. Países como Suíça, Japão, Holanda, Estados Unidos, Canadá e Suécia já utilizam essas estruturas de forma comercial. 

Já no Brasil, o uso de fazendas verticais só começou a ser discutido recentemente pelo meio acadêmico. 

O que é uma fazenda vertical?

Uma fazenda vertical contempla o conjunto espacial reservado para para a produção de alimentos e remédios em camadas verticais. Pensada, principalmente, para os cenários dos grandes centros urbanos, essa prática sustentável é vista como a solução tecnológica para alimentar as futuras gerações.

Para isso, parte do princípio de que deve-se utilizar instalações automatizadas com o menor impacto ambiental possível, o que pode levar a altos custos financeiros.

Nesse sentido, as técnicas empregadas são a agricultura de interior e tecnologia de agricultura com controle de todos os fatores ambientais.

Há ainda a possibilidade da integração de tecnologias renováveis (painéis solares, turbinas eólicas, sistemas de captura de água, etc.) como um diferencial.
 

Quais os tipos?

As fazendas verticais variam de tamanhos e formatos, podendo ir desde dois andares até sistemas montados em grandes espaços, com vários andares.

Entretanto, todas as fazendas verticais utilizam um tipo específico de processos para prover nutrientes para as plantas; e eles são: hidropônicos, aeropônicos ou aquaponicos. 

Leia também: Tecnologias no campo que mudaram a vida dos pecuaristas

 

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: