A produtividade animal de animais em pastejo é determinada pelo consumo de matéria seca que abrange a ingestão diária de forragem, que por sua vez é uma função da taxa de consumo e o tempo de pastejo (Sollenberger et al., 2013). Essa produtividade é influenciada por uma série de pontos críticos separados nesses grupos, segundo Patrícia Rodrigues, tutora técnica da Rehagro: Processo de digestão que estão relacionados com a maturidade da forragem, valor nutritivo e digestibi (...)
Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.
A bovinocultura de corte é sem dúvidas uma atividade lucrativa e reconhecida. No entanto, a sua alta competitividade e padrão de qualidade exige dos pecuaristas alcançar uma elevada eficiência produtiva para que assim conquistem maior retorno financeiro. Nesse sentido,se torna indispensável que o produtor aplique um manejo reprodutivo eficiente em seu rebanho para que alcance a excelência e melhor desempenho. Assim, neste artigo vamos entender o que é o manejo reprodutivo e quais (...)
O sistema de criação intensiva tem sido uma ferramenta para otimizar a cadeia de produção da bovinocultura, comprimindo as dimensões de espaço, reduzindo o tempo e aumentando a taxa de ganho do rebanho, levando assim à redução do tempo de abate e proporcionando maior facilidade para terminação. Essa união resulta em um produto final de melhor qualidade, sendo naturalmente destaque na hora da compra e também bonificado por qualidade. Por isso, é necessário que exista um c (...)
Raça bovina genuinamente brasileira,o Indubrasil - ou Induberaba - tem sua origem na região do Triângulo Mineiro, em 1938. Por ser um animal dócil, rústico e de dupla aptidão, o Indubrasil dominou a pecuária brasileira, entre os anos de 1925 até 1945. Para entender mais sobre essa raça que tem importante papel na pecuária nacional, continue a leitura! Origem da raça Indubrasil Raça criada a partir do cruzamento do Gir, Guzerá e Nelore, acredita-se que a Indubrasil (...)
A alimentação é o item mais oneroso dentro do custo individual nos sistemas de produção intensiva, e compreender como atua o organismo do gado em relação a dieta é indispensável para colocar na balança se o investimento está sendo viável. Deve-se buscar animais mais eficientes na utilização dos nutrientes e, em consequência, disso reduzir o custo de produção, por isso é fundamental o planejamento de estratégia alimentar e nutricional, itens que fazem parte de uma propried (...)
A cor da carne pode dizer muitas coisas sobre ela, observar a aparência do produto antes mesmo de comprá-lo pode te levar a melhores escolhas, além de reduzir as chances de consumir um produto fora do padrão de qualidade. Nem sempre o que determina a cor é o estado de deterioração do produto, mas sim a dinâmica de uma proteína chamada mioglobina e o fator pH ali presente. O fato de partes estarem marrons e outras vermelhas tem relação com a ação do oxigênio e não necessariament (...)
Não há dúvidas de que uma das principais contribuições da ciência que possibilitou o desenvolvimento e evolução da pecuária bovina brasileira foi a melhoria da genética do rebanho. Ela possibilita o aperfeiçoamento das melhores características genéticas por meio do cruzamento entre as diversas raças existentes, conseguindo ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. Assim, de importador de bovinos nos tornamos exportadores (...)
Na bovinocultura leiteira, um manejo correto com as bezerras resulta diretamente na composição do futuro rebanho da propriedade, sendo parte fundamental para obtenção de vacas leiteiras saudáveis e com índices zootécnicos desejáveis. Por isso, exige empenho e atenção do produtor, pois essa categoria é facilmente afetada por um manejo inadequado resultando em quedas produtivas graves. O aleitamento de bezerras é um dos ciclos essenciais para a dinâmica do rebanho leiteiro! (...)
Traçar uma estratégia de controle e cumprir um calendário de vermifugação de bovinos em fazendas de corte é tarefa fundamental para garantir não apenas a saúde dos animais, como também a lucratividade do seu negócio. Isso porque, um rebanho infectado pode apresentar queda de 20% a 30% na produção de carne. Além disso, quando há a demora de identificação da contaminação, o animal pode apresentar redução de peso por meses consecutivos, atrasando muito o seu desenvolvimento. (...)
Os sistemas de integração são modelos de produção sustentáveis que visam melhor uso dos recursos naturais e insumos, gerando maior diversidade de produtos para o produtor rural aumentar sua renda. Essa concepção sistêmica é mais complexa, pois trata-se de uma união da produção agrícola, pecuária e a florestal em uma mesma área. Tendo como objetivo, criar uma sinergia entre tais componentes, pois exigem maior controle do manejo das forrageiras e interações com o ambiente, que (...)
