Blog

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

24Fev / 2022

Entenda o ciclo da pecuária

Leia Mais

Na pecuária temos três fenômenos que influenciam diretamente no preço:  a sazonalidade (com a produção dependendo das variações climáticas, que pode ser minimizada com uso de tecnologia reduzindo a sazonalidade e diminuindo as diferenças de preço entre safra e entressafra);  o ciclo da pecuária;  A tendências de longo prazo (que quando analisadas apontam declínio dos preços ao longo dos anos, graças aos progressivos ganhos de produtividade); Ne (...)

23Fev / 2022

QUARTA TÉCNICA - ​​Parceiros COIMMA: Conheça a Estância Takeshita

Leia Mais

Com o intuito de valorizar o empenho, amor e dedicação que os pecuaristas empregam diariamente, estamos abrindo espaço para dar visibilidade aos companheiros especiais do Grupo COIMMA que fazem parte desses 70 anos de história de inovações para a pecuária. Nós temos um compromisso fiel em disseminar a verdade com responsabilidade e sem lastro para a desinformação! Por meio desse projeto, almejamos que todos possam conhecer, através de histórias reais de nossos amigos COIMMA, tod (...)

16Fev / 2022

QUARTA TÉCNICA - Quais são as principais estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva na bovinocultura de corte?

Leia Mais

A conscientização dentro da cadeia produtiva da pecuária, bem como o ajuste para esse novo cenário, é primordial para a competitividade da atividade.  O sucesso na pecuária tem uma fórmula simples: produzir animais que irão obter sucesso reprodutivamente, crescer eficientemente, produzir uma carcaça valiosa e produzir esses bovinos de forma mais viável economicamente dentro das possibilidades de mercado.  A reprodução conduz o ciclo produtivo em ambas as pecuárias de corte e (...)

08Fev / 2022

QUARTA TÉCNICA - Sexagem fetal em bovinos

Leia Mais

A sexagem fetal tem sido uma estratégia relevante para uma pecuária de precisão desejável, influenciando diretamente no processo de tomada de decisão do pecuarista que está almejando soluções e resultados esperados.  De fato, identificar o sexo fetal dos bovinos torna-se de grande importância para um adequado planejamento do rebanho da propriedade.  O uso do ultrassom para a sexagem fetal é uma rotina utilizada em propriedades de corte e leite, principalmente para animais de al (...)

04Fev / 2022

Quais informações valiosas a gestão do peso do rebanho pode oferecer?

Leia Mais

Controlar de forma precisa o ganho de peso do seu rebanho de corte é fator essencial para uma gestão eficiente e assertiva de uma propriedade rural. Afinal, se o animal não engorda não traz resultados para o negócio. Isso porque, a partir deste dado valioso, métrica indispensável para a lucratividade da sua fazenda de corte, você será capaz de tomar decisões baseadas em números, o que as tornam mais assertivas. Ou seja, controlando o ganho de peso de seu rebanho de uma forma pre (...)

02Fev / 2022

QUARTA TÉCNICA - Como o estresse térmico influencia na reprodução bovina?

Leia Mais

A bovinocultura brasileira tem como objetivo estabelecer parâmetros zootécnicos desejáveis sempre almejando uma melhor eficiência produtiva.  Contudo, ainda é observada a interferência relacionada a um desequilíbrio nos cuidados com o manejo, prevenção e profilaxia de doenças, controle parasitário e, tão prejudicial quanto o descuido com os fatores anteriores, o estresse. O estresse é de fato uma condição que tem causado grande preocupação aos pecuaristas, pois na cadeia (...)

19Jan / 2022

QUARTA TÉCNICA – As biotecnologias reprodutivas utilizadas nos rebanhos bovinos

Leia Mais

A pecuária de corte brasileira vem ganhando destaque tanto no cenário econômico nacional quanto internacional, graças às melhorias nos índices de produção alcançados nos últimos anos. Grande parte do sucesso nos níveis de produtividade deve-se às inovações que potencializam os sistemas de criação, tal como: a intensificação do uso de biotecnologias de reprodução para aceleração do melhoramento genético, que estão disponíveis aos criadores para implementação de efic (...)

14Jan / 2022

Boas práticas de conservação do seu tronco de contenção

Leia Mais

Pressionado pela alta competitividade do mercado, cada vez mais o pecuarista precisa ser mais eficiente produzindo mais carne de melhor qualidade, em menos área sem desperdício. Para conseguir superar esse desafio, é necessário contar com um manejo altamente seguro, eficaz e também com uma boa infraestrutura na fazenda. Nesse sentido, não há dúvidas que um grande aliado é o tronco de contenção. Por isso, um equipamento inadequado, mal construído, sem manutenção ou utilizado (...)

12Jan / 2022

QUARTA TÉCNICA – O melhoramento genético e a eficiência produtiva do rebanho

Leia Mais

 A ciência trouxe valiosas contribuições para a pecuária brasileira e visando alcançar uma maior eficiência do sistema produtivo o país segue investindo em tecnologia e capacitação de profissionais.  Uma das maiores contribuições voltadas para a inovação da pecuária brasileira foi o melhoramento genético, que tem como objetivo avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais, para que se obtenha a predição dos valores genéticos dessas característ (...)

07Jan / 2022

Quais os principais cuidados necessários nos currais de fazendas de gado corte?

Leia Mais

Um dos locais mais importantes em uma fazenda de gado de corte é, sem dúvidas, o curral. Isso porque independente da dinâmica da propriedade, obrigatoriamente os animais passarão por lá, sendo assim o principal responsável por oferecer uma base de segurança e também facilitar seu manejo. Mesmo sendo uma instalação essencial, por vezes é negligenciado e recebe pouca atenção, podendo muitas vezes representar risco para o rebanho e prejuízo para o pecuarista. Por isso, neste art (...)