COIMMA - Blog

O Blog da Pecuária

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

09Out / 2015

Confinamento "Expresso"

Leia Mais

Para atender a demanda mundial de carne bovina em 2050, que deverá ser quatro vezes maior que a atual, o efetivo do rebanho mundial de 1,5 bilhões de cabeças deverá aumentar em torno de 100% e o número de animais abatidos triplicar. Desse modo, haverá aumento de produtividade, expresso em 50% da taxa de desfrute. A produção mundial de carne bovina, hoje estimada em 60 milhões de toneladas/ano deverá aumentar para 84 milh&otild (...)

24Set / 2015

Controle Leiteiro - Curva de Lactação

Leia Mais

O Controle Leiteiro por ser um registro de produção de cada animal, possibilita ao produtor uma estimativa segura da produtividade do rebanho, dessa forma, permite selecionar os melhores animais e consequentemente descartar os animais de menor interesse. Deve ser realizado em um intervalo que varia de 15 a 45 dias, fornecendo dados ao produtor para que este crie a chamada curva de lactação de cada animal, que é uma representação gráfica da (...)

17Set / 2015

Eficiência reprodutiva na Bovinocultura de Corte

Leia Mais

A economia do setor agropecuário exige dos produtores maior eficiência produtiva, para que se mantenham na atividade. Entre os aspectos produtivos que devem ser trabalhados numa propriedade de gado de corte, a reprodução deve estar sempre em primeiro plano. De forma simplista, a eficiência reprodutiva pode ser caracterizada pela produção anual de um bezerro por cada matriz. Porém, esta meta esbarra no prolongado período de anestro p&oa (...)

08Set / 2015

Carne maturada ou carne fresca?

Leia Mais

A maturação é um processo realizado para se obter maior maciez da carne, onde ocorre a estocagem dos cortes cárneos, os quais são embalados a vácuo e mantidos de 08 a 21 dias post-mortem com temperaturas ao redor de 0ºC. Desta forma, as enzimas começam a agir naturalmente após 15 horas depois do abate (Judge et al.,1989). Essa embalagem evita a multiplicação de microrganismos aeróbios (maiores contaminantes naturais da carne), e responsáveis pela sua deterioração, e em contraparti (...)

01Set / 2015

Fornecimento de Cana e Ureia para Bovinos de Leite

Leia Mais

A bovinocultura leiteira de pequeno e médio porte é uma atividade crescente na região oeste do estado de São Paulo, porém como toda atividade, tem seus agravantes. Um dos principais empecilhos da produção é a estacionalidade de crescimento das forrageiras, caracterizadas por elevada produção de matéria seca no período chuvoso e quente do ano, reduzindo na estação fria e seca. Umas das alternativa (...)

21Ago / 2015

O êxodo rural

Leia Mais

O êxodo na área rural é muito intenso, devido à falta de uma “verdadeira” política governamental para a área agrícola. Segundo Lima (2000), uma de tantas medidas a serem tomadas em relação à melhoria da produção agrícola nacional, com certeza, estaria relacionada a melhoria do nível do agricultor, ou seja, pela modernização e implantação de novas tecnologias na (...)

14Ago / 2015

Uso de aditivos alimentares alternativos ao ionóforos

Leia Mais

Em revisão de vários trabalhos publicados no Brasil, a alimentação nos sistemas de produção animal corresponde de 60 a 70% dos custos de produção, necessitando que esta tenha níveis adequados de nutrientes para explorar ao máximo a capacidade de desempenho do animal com uma alta lucratividade. Para garantir melhor balanceamento destes nutrientes e que estes sejam ingeridos, digeridos e absorvidos sem grandes perdas pela fermen (...)

10Ago / 2015

Estratégia nutricional para evitar a febre do leite

Leia Mais

Em grandes sistemas de produção leiteira é comum à ocorrência de problemas metabólicos em vacas pós-parto, sendo os mais recorrentes a febre do leite ou paresia puerperal, edemas no úbere, retenção de placenta, deslocamento de abomaso e mastite. Tais problemas podem ser associados a um manejo nutricional inadequado para as vacas secas, que em boa parte das propriedades, não recebem devida atenção. A febr (...)

25Jun / 2015

Influência da mastite na qualidade e na produção do leite

Leia Mais

O Brasil se enquadra entre os 5 maiores produtores de leite do mundo. No ano de 2014, nos nove primeiros meses, a produção aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o IBGE. Com o aumento da produção, doenças como a mastite tornam-se mais decorrentes no rebanho, influenciando negativamente na produção e na qualidade do leite. O termo mastite designa os fenômenos inflamatórios, geralmente de (...)

05Jun / 2015

CURRAL - Mocinho ou Vilão?

Leia Mais

Por menor ou mais extensa que seja uma propriedade rural destinada à bovinocultura, existe um lugar onde todo o rebanho, inquestionavelmente, tem que passar: o curral. Seja em período de campanha de vacinação, desmama, apartação, manejo reprodutivo ou em qualquer atividade com os animais, o curral é local mais indicado e correto para tal prática. O Curral, é o local em que deveria ser propício para o conforto e comodidade d (...)

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!