Um dos fatores limitantes na eficiência reprodutiva do rebanho leiteiro é a detecção do estro em vacas, comprometendo a eficiência reprodutiva, aumentando o período de serviço e do intervalo entre partos e diminuindo a taxa de prenhez.
A falha na detecção do estro pode ser atribuída à baixa qualificação técnica da mão-de-obra disponível na zona rural. Nesse sentido, a utilização do adesivo detector de cio é uma ferramenta econômica, simples e altamente eficaz na detecção do cio.
Trata-se de um dispositivo retangular, com um sistema adesivo que é aderido na região transversal à coluna vertebral, próximo à região de transição das vértebras lombo-sacrais. O bem-estar animal, ergonomia e segurança no trabalho são importantes, por isso, a aplicação do adesivo detector de cio deverá ser feita em troncos de contenção.
Com uma cor cinza inicial, após raspagem ocasionada por atrito e fricção resultante de uma monta, ele apresentará sua cor fluorescente, indicando que o animal aceitou monta. O Estrotect, além de melhorar a observação de cio, é fundamental para elevar os índices zootécnicos, aumentando a eficiência reprodutiva e diminuindo os custos envolvidos nos processos reprodutivos.
Edilson Silva de Oliveira
Médico Veterinário
Karem Cristine Pirola Narimatsu
Engenheira Agrônoma

Comente: