Blog - Categoria Bem estar Animal

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

17Jan / 2024

Cocho para gado: o que é, para que serve e como escolher o ideal

Leia Mais

Você sabe o que é cocho para gado, para que serve e como utilizá-lo? Se você está aqui, muito provavelmente, já deve ter intimidade com o assunto. No entanto, em geral, o cocho para gado é um recipiente onde é colocado o alimento para os bovinos, sendo feito de diferentes materiais, como madeira, plástico, concreto e outros.  Apesar de parecer um objeto simples, é essencial que os pecuaristas saibam as suas características para escolher o modelo certo para os animais.  Ness (...)

02Abr / 2022

Principais cuidados necessários antes do abate de bovinos

Leia Mais

Atualmente, já não basta oferecer ao mercado de corte carne da mais alta qualidade. Com o aumento da competitividade do setor e padrões de exigência cada vez mais elevados dos consumidores,diferentes parâmetros de qualidade, sensoriais, nutricionais, sanitários e aspectos físicos são observados e considerados. Nesse sentido, o manejo dos animais no pré e pós-abate passa a ser uma etapa de suma importância, exigindo cuidados especiais a fim de que o produto não seja danificado e de (...)

02Fev / 2022

QUARTA TÉCNICA - Como o estresse térmico influencia na reprodução bovina?

Leia Mais

A bovinocultura brasileira tem como objetivo estabelecer parâmetros zootécnicos desejáveis sempre almejando uma melhor eficiência produtiva.  Contudo, ainda é observada a interferência relacionada a um desequilíbrio nos cuidados com o manejo, prevenção e profilaxia de doenças, controle parasitário e, tão prejudicial quanto o descuido com os fatores anteriores, o estresse. O estresse é de fato uma condição que tem causado grande preocupação aos pecuaristas, pois na cadeia (...)

08Jul / 2019

Bem-estar animal: entenda a importância e porque essa é uma preocupação crescente

Leia Mais

  O termo Bem-estar animal foi citado pela primeira vez em 1965, na Inglaterra pelo comitê Bramell, grupo denominado pelo Ministério da Agricultura da Inglaterra. Atualmente, trata-se de uma ciência e diz respeito à qualidade de vida de um animal. Avalia-se a qualidade da sua saúde, se suas condições física e psicológica são adequadas, e a possibilidade de expressar seu comportamento natural.  O pesquisador Donald Broom definiu o bem-estar como uma qualidade i (...)

25Jun / 2019

O que é brete: o que é, vantagens e como utilizá-lo

Leia Mais

Você já ouviu falar sobre o brete? Ele é uma ferramenta essencial na rotina de inúmeras atividades rurais, sendo crucial na gestão e manejo dos animais.  Por exemplo, o brete é muito importante na pecuária, equinocultura ou em outras práticas agropecuárias. Saber o seu uso é fundamental para uma boa produtividade.  O brete possui diversas nomeações, no entanto, a que vamos falar neste artigo é o tronco de contenção individual.  Então, se você deseja saber mais sobr (...)

07Nov / 2018

Bem estar animal: o segredo do lucro e do sucesso!

Leia Mais

Animais bem tratados produzem e rendem muito mais. E, para conseguir isso, é necessário estar atento a cada detalhe: da seleção genética ao bem estar animal!  Se fosse possível definir a Central Bela Vista em uma única palavra seria excelência. Reconhecida hoje como a maior central de coleta e processamento de sêmen da América Latina, a Central conta com laboratórios, equipamentos e procedimentos de última geração, sempre visando o bem-estar dos animais. Tecnologia e aprimor (...)

03Out / 2018

Entrevista com Adriane Zart

Leia Mais

A Médica Veterinária Adriane Zart, profissional reconhecida pela técnica de manejo “Nada nas Mãos” visitou a Coimma para um bate-papo e troca de experiências sobre pecuária e principalmente bem-estar animal. Em sua visita, Adriane nos contou um pouco sobre sua carreira e como a lida com o gado de forma natural, respeitando os instintos do bovino, se tornou o seu propósito profissional. Confira abaixo a entrevista completa da Adriane Zart para o Blog da Coimma. Paulo Danci (...)

07Jun / 2018

Bem-estar animal - bom para o rebanho, bom para o seu bolso!

Leia Mais

A falta de práticas de bem-estar animal causam prejuízos milionários à pecuária. Não caia nessa! Quem trabalha com pecuária sabe: cada detalhe conta e faz a diferença na busca pelo melhor resultado. Nutrição, sanidade, genética e manejo são pilares fundamentais para o bom funcionamento da cadeia produtiva, e negligenciar qualquer um desses pontos pode trazer prejuízo ao produtor. “Tocar a boiada com jeito, para que não se machuque na fazenda e também no trajeto até o (...)

10Jan / 2018

Dicas para trazer conforto térmico ao rebanho

Leia Mais

Na semana passada, nós falamos um pouco do impacto que o calor pode trazer ao rebanho e das diversas negativas que isso pode ocasionar a longo prazo. Hoje, nós iremos trazer algumas dicas de como fazer algumas leves modificações térmicas, pode reduzir o impacto do calor nos animais. Isso é, desde a disponibilidade de sombra, passando por um leve resfriamento evaporativo com água em forma de névoa, neblina ou gotejamento. A ventilação natural ou até mesmo o ar refrigerado podem dimin (...)

12Nov / 2015

Boi 7.7.7 pode aumentar lucro do pecuarista em 30%

Leia Mais

Tecnologia permite a produção de um boi com 21 arrobas em até dois anos: sete arrobas na desmama, sete na recria e sete na engorda. Mas para isso, o pecuarista tem que investir em nutrição e bem-estar animal. A revista Nelore de outubro de 2015, trouxe como reportagem de capa o Boi 7.7.7, um conceito que visa proporcionar o ganho de uma arroba por mês em menos de um ano, tornando possível o abate de animais com 21 arrobas aos 24 meses (no sistem (...)