Dicas para trazer conforto térmico ao rebanho

10Jan / 2018

Dicas para trazer conforto térmico ao rebanho

Na semana passada, nós falamos um pouco do impacto que o calor pode trazer ao rebanho e das diversas negativas que isso pode ocasionar a longo prazo. Hoje, nós iremos trazer algumas dicas de como fazer algumas leves modificações térmicas, pode reduzir o impacto do calor nos animais. Isso é, desde a disponibilidade de sombra, passando por um leve resfriamento evaporativo com água em forma de névoa, neblina ou gotejamento. A ventilação natural ou até mesmo o ar refrigerado podem diminuir o estresse calórico.

No entanto, antes de tentar fazer qualquer modificação, devemos entender qual é a altura da sombra, de forma que se evite o amontoamento dos animais e em zonas com baixa umidade utilizar aspersores de água. Faça um planejamento dos estábulos e salas de ordenha, por exemplo, se possível antes de sua construção. O mais indicado é a construção de um centro de manejo em locais mais altos, pois a falta de vento nesses locais prejudica a troca de calor do animal com o ambiente.

Quando falamos de sombreamento artificial, o tamanho e altura das instalações podem variar um pouco de acordo com a raça a ser criada, o local da instalação e o tipo de instalação. Recomenda-se um piso com um declive de 1,5 a 2%, para que ocorra escoamento de líquidos. O abrigo para sombra deve ser construído a uma boa distância de árvores, edifícios ou outros obstáculos que possam interferir na ventilação natural. Assim, quando o sol passar por cima do telhado, não irá afetar a temperatura interna.

Além disso, você também pode fazer mudanças em outros departamentos da sua fazenda. Para isso, não deixe de adquirir os melhores produtos aqui na Coimma , como tronco,  balança eletrônica, balança mecânica entre outros.

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!