Blog - Categoria de Artigos UNESP

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

25Out / 2018

Alterações climáticas e desnutrição mundial, como o Brasil deverá lidar com essa luta pelo futuro?

Leia Mais

Diante de toda preocupação mundial com o avanço desenfreado da fome e das mudanças climáticas causadas pelo manejo inadequado do meio ambiente, o Brasil enfrenta o desafio de se tornar digno de ser chamado de “o celeiro do mundo”. Assim como foi traçado o objetivo das nações unidas de erradicar a fome do mundo até 2030, também segue a luta para atingir a meta de redução da emissão de gases de efeito estufa em 43% até 2030, como foi estipulado no Acordo de Paris, unindo 195 p (...)

27Abr / 2018

Importância do consumo de carne bovina por humanos

Leia Mais

Atualmente, mitos são levantados em relação à carne bovina que comprometem o consumo deste alimento, que está entre os melhores para frequentar a sua mesa. Por volta de 1950, a doença coronária cardíaca destacou-se como causa de morte e o suposto motivo foi o nível de colesterol no sangue dado pela ingestão da gordura animal, o que refletiu em queda brusca de consumo de alimentos como a carne vermelha. Essa relação gordura animal, níveis de colesterol e doenças cardíacas era somen (...)

22Mar / 2018

Creep feeding: o que é, para que serve e como funciona!

Leia Mais

Você já ouviu falar sobre a creep feeding? Essa é uma técnica de manejo nutricional usada na pecuária onde a alimentação é introduzida ainda na amamentação. O objetivo principal dessa técnica é acelerar o crescimento dos animais ainda jovens, garantindo que eles recebam os nutrientes essenciais que não tem no leite materno.  Mas afinal, como essa técnica funciona na prática? Quais são seus verdadeiros benefícios? Como introduzi-la? Essa e outras questões sobre o assunto (...)

18Jan / 2018

Homeopatia como combate a mastite

Leia Mais

Uma das doenças que mais acomete o rebanho de bovinos leiteiros no Brasil atualmente é a mastite, pois esta é um processo inflamatório da glândula mamaria causada por impróprio manejo higiênico, em que ocorre o acúmulo de bactérias no teto da vaca levando à esse processo inflamatório. Esta é uma das principais doenças responsáveis pela redução da quantidad (...)

11Dez / 2017

Manejo de cocho limpo em confinamento de bovinos de corte

Leia Mais

O manejo de cocho é feito em um confinamento para otimizar a produção, principalmente pelo fato de que dessa forma o produtor pode calcular uma sobra esperada para o dia, com base na quantidade que sobrou da dieta oferecida no dia anterior. E o manejo de cocho limpo não foge dessa ideia, apenas a complementa, pois neste a sobra esperada é menor que 3%, ou seja, o proprietário irá ajustar a quantidade oferecida forne (...)

30Nov / 2017

IMPLICAÇÃO DO MANEJO E BEM-ESTAR NA PRODUÇÃO LEITEIRA

Leia Mais

Tendo em vista o grande déficit de mão de obra qualificada na pecuária Brasileira, a bovinocultura de leite é um dos setores que mais sofre com isso. Pequenos e médios produtores cada vez mais optam por parar de produzir, já que a mão de obra é escassa. Da mesma forma, essa mão de obra escassa também carece de treinamento apropriado e o bem-estar animal acaba sendo menosprezado pela maior pa (...)

04Out / 2017

A importância da adubação nas pastagens

Leia Mais

  Em todo território nacional há mais de 180 mil hectares de pastagens, sendo em média 60% degradadas e sem o uso de irrigação e/ou fertilizantes. De toda pastagem presente no território nacional 80% é do gênero Brachiaria, forragem que possui características que se encaixam  ao clima do Brasil. Dos fertilizantes produzidos e  consumidos no país, (...)

18Set / 2017

Nelore Myo, o que esperar dessa nova raça desenvolvida por cientistas brasileiros?

Leia Mais

Após 12 anos de estudos, pesquisadores desenvolveram uma raça capaz de produzir até 3 arrobas a mais, comparada as demais raças, e isso se deve ao melhor rendimento de carcaça, chegando à 60%. O estudo foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores da FMVA UNESP Araçatuba, médico veterinário Rodrigo Alonso, UFRJ, professor Amílcar Tanuri, e Departamento de Reprodução Animal da USP. Fonte: O Globo, adaptada Amílcar Tanuri, professor da UFRJ relata que através desse cruzame (...)

11Set / 2017

Vermifugação, agora é a hora

Leia Mais

O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, porém a maior parte de sua produção se enquadra no sistema extensivo ou em pasto, onde diversos fatores podem limitar o ganho de peso e o desempenho dos animais, como a baixa qualidade e oferta de forragem da maioria das pastagens brasileiras. Outro fator limitante ao ganho de peso e ao desenvolvimento animal pode estar relacionada a elevada carga parasitaria que aliada a pastagem de baixa qualidade diminuem expressivamente a pro (...)

22Ago / 2017

Alternativas para utilização de antibióticos na produção animal

Leia Mais

Hoje em dia fala-se muito do uso de antibióticos na produção animal, tanto para prevenção de doenças, como também para promotores de crescimento. Antibióticos usados para tratamento, tem objetivo de atingir a infecção e manter uma co (...)