Blog

O uso de creep-feeding para melhorar ganho de peso dos animais

22Mar / 2018

O uso de creep-feeding para melhorar ganho de peso dos animais

creep-feeding ou alimentação privativa é uma forma de suplementação para os bezerros, em que são montadas áreas onde só estes tem acesso. A idéia é fornecer suplementação diferenciada para o crescimentos dos bezerros, e garantir as vacas não acessem essas áreas. O creep-feeding é usualmente montado próximo do cocho das vacas.  Os bezerros que consomem ração no sistema creep-feeding apresentam melhor desempenho, desmamam mais pesados, e de quebra melhoram as taxas de reprodução do rebanho.

A importância de mudar o método de criação convencional para o creep-feeding para o produtor, é a diminuição no tempo de manejo com os animais, o que pode resultar em abate mais precoce, gerando menos gastos ao produtor e um giro mais rápido de produção dos bovinos. A época recomendada para o fornecimento do creep-feeding é de 2 a 7 meses de idade, e quantidade oferecida por animal pode variar de 200g a 2kg por dia, dependendo de quão intensivo é o sistema de toda a fazenda. O fornecimento se dá a partir dos 2 meses, pois é o momento que os bezerros já fizeram a transição, e se tornaram ruminantes propriamente ditos, e também porque a partir do segundo mês o aleitamento não supre mais todas as necessidades do bezerro.

Tabela 1 – Necessidade nutricional do bezerro, em Mcal de Energia Digestível/dia.

O aumento no ganho de peso varia de 13 a 42 kg por bezerro, e parece que quanto menor é o nível nutricional, maior é a resposta para a diferença de ganho de peso, em termos percentuais, quando comparado a animais que não receberam creep-feeding.

Outro fator a ser considerado no sistema de creep-feeding é a relação mãe-cria, com efeitos positivos no aumento da taxa de prenhez, pois o bezerro “troca” o leite pelo ração no creep-feeding, o que acaba “aliviando” a mãe, a qual volta a ciclar mais cedo.

Ana Beatriz Coffani

Graduanda em Zootecnia

UNESP/Dracena

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!