Blog

Alternativas para utilização de antibióticos na produção animal

22Ago / 2017

Alternativas para utilização de antibióticos na produção animal

Hoje em dia fala-se muito do uso de antibióticos na produção animal, tanto para prevenção de doenças, como também para promotores de crescimento.

Antibióticos usados para tratamento, tem objetivo de atingir a infecção e manter uma concentração adequada do princípio ativo por um certo período de tempo até eliminar o agente causador da doença. Na mastite, por exemplo, é recomendado o uso de antibióticos, mas quando não é feito corretamente, este é apontado como a principal causa de ocorrência de resíduos no leite.

Já no caso de se usar os antibióticos como promotores de crescimento, estes tem por função melhorar a saúde do trato gastrointestinal, aumentar a massa muscular dos animais e melhorar a eficiência da ração.

Como alguns países proíbem o uso de antibióticos em produção animal, alternativas aos antibióticos para serem usadas são as seguintes:

Probióticos: é um suplemento alimentar composto de microrganismos vivos, que tem capacidade de se instalar no trato gastrointestinal com ação de promotor de crescimento ou  melhorar a saúde.

Prébioticos: são ingredientes nutricionais que não são digeridos, que estimula e seleciona o crescimento e a atividade de uma ou mais bactérias que são benéficas ao animal.

Simbióticos: os simbióticos são a associação de prebióticos e probióticos

Ácidos orgânicos: seus efeitos são bem parecidos com de alguns antibióticos, pois agem na parede celular de bactérias que não são benéficas e reduzem o pH interno das mesmas, retirando-as do meio.

Óleos essenciais: são obtidos de diversas partes das plantas, e seus possíveis mecanismos de ação no organismo animal incluem aumento na digestibilidade e absorção de nutrientes por meio do estímulo da atividade enzimática; melhora da resposta imune; controle na produção de amônia; modificações morfo-histológicas do trato gastrointestinal e atividade antioxidante (Brugalli, 2003).

Podemos concluir há várias alternativas disponíveis ao  uso de antibióticos na produção animal hoje em dia. Cabe ao técnico ou aos produtores escolherem o qual melhor atende seus objetivos.

 

Arthur Fernando Lorena de Almeida

Graduando em Zootecnia

FCAT/UNESP, campus de Dracena

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!