Blog - Categoria de Artigos UNESP

O Blog da Pecuária

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

14Ago / 2015

Uso de aditivos alimentares alternativos ao ionóforos

Leia Mais

Em revisão de vários trabalhos publicados no Brasil, a alimentação nos sistemas de produção animal corresponde de 60 a 70% dos custos de produção, necessitando que esta tenha níveis adequados de nutrientes para explorar ao máximo a capacidade de desempenho do animal com uma alta lucratividade. Para garantir melhor balanceamento destes nutrientes e que estes sejam ingeridos, digeridos e absorvidos sem grandes perdas pela fermen (...)

10Ago / 2015

Estratégia nutricional para evitar a febre do leite

Leia Mais

Em grandes sistemas de produção leiteira é comum à ocorrência de problemas metabólicos em vacas pós-parto, sendo os mais recorrentes a febre do leite ou paresia puerperal, edemas no úbere, retenção de placenta, deslocamento de abomaso e mastite. Tais problemas podem ser associados a um manejo nutricional inadequado para as vacas secas, que em boa parte das propriedades, não recebem devida atenção. A febr (...)

25Jun / 2015

Influência da mastite na qualidade e na produção do leite

Leia Mais

O Brasil se enquadra entre os 5 maiores produtores de leite do mundo. No ano de 2014, nos nove primeiros meses, a produção aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o IBGE. Com o aumento da produção, doenças como a mastite tornam-se mais decorrentes no rebanho, influenciando negativamente na produção e na qualidade do leite. O termo mastite designa os fenômenos inflamatórios, geralmente de (...)

17Mai / 2015

Previsão de aumento da exportação da carne bovina para 2015

Leia Mais

A expectativa para o começo do ano era de avanço nas exportações de carne bovina, mas não foi bem esse cenário que vivenciamos. Passamos em Janeiro por uma queda de 28% em relação ao primeiro mês do ano passado; porém em Fevereiro houve aumento de 1,39% em relação a Janeiro, mas manteve a queda quando comparado com Fevereiro de 2014. Especialistas, como o presidente da Abiec Antônio Jorge Camardelli, come (...)

12Mai / 2015

Manejo sanitário de bovinos via vacinação

Leia Mais

O rebanho bovino brasileiro apresenta destaque tanto no mercado interno quanto no externo. Para obter a confiabilidade desses mercados, foi e é necessário manter os rebanhos livres de enfermidades haja vista sua importância na saúde pública (FREITAS, 2012). Para manter a saúde animal, alguns programas sanitários que adotam medidas preventivas como vacinação são impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e A (...)

05Mai / 2015

Análise de Amido fecal em bovinos confinados

Leia Mais

Com a intensificação dos sistemas de produção da carne bovina brasileira, o número de animais confinados vem crescendo anualmente. Segundo a ANUALPEC (2012), 3.876.350 bovinos foram confinados no Brasil, número este revertido para 4.672.543 em 2014. Concomitantemente, a inclusão de ingredientes concentrados na dieta desses animais também está em expansão, por fatores como: -Taxas de ganho mais alta e um acabamento mais r&aa (...)

24Abr / 2015

Carne de primeira ou carne de segunda?

Leia Mais

Pedro Eduardo de Felício – FEA/UNICAMP diz que os conceitos de “carne de primeira” e “carne de Segunda” são amplamente difundidos hoje no Brasil. Esta classificação já dá uma ideia sobre as características a esperar daquele corte de carne bovina, porém para muitos há também uma percepção implícita de que a “carne de Segunda” seja uma carne de qualidade inferior, n& (...)

15Mar / 2015

Justiça Federal libera o uso de avermectinas

Leia Mais

Em 28 de dezembro de 2011 foi estabelecida a Instrução Normativa SDA n° 48, que proibiu o livre comércio de produtos antiparasitários que continham em sua formulação princípios ativos da classe das avermectinas cujo período de carência, ou de retirada descrito na rotulagem, fosse maior do que vinte e oito dias. Um dos fatores que levou a proibição foi que no ano de 2010 o Brasil sofreu com barreiras econômicas e sanitárias devido ao excesso de resíduos de avermecitinas presentes (...)

10Mar / 2015

Os efeitos da greve dos caminhoneiros sobre a agropecuária

Leia Mais

O transporte de cargas no Brasil é realizado em sua maioria sobre rodas. Embora o governo tente diversificar a matriz nacional do transporte, o modal rodoviário continuou a crescer no país segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Esse fato deve-se a facilidade de se obter os meios de transporte, pois se compra o caminhão num dia, para no dia seguinte coloca-lo na estrada. Além disso, o Brasil não possui infraestrutura suficiente nas (...)

19Fev / 2015

Alta do boi gordo e escassez de chuvas devem aumentar quantidade de animais confinados em 2015

Leia Mais

A redução dos rebanhos bovinos está ocorrendo de forma gradual a nível mundial. E isso afeta principalmente os países que mais exportam carne destes animais. Na Austrália, a MLA (Meat and Livestock Australia) contabilizou 26,8 milhões de cabeças de gado, com uma queda de 9% em relação ao ano de 2014. Na Argentina o rebanho conta com 51 milhões de cabeças, uma quantidade baixa para os padrões, já que (...)

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!