Blog

Carne de primeira ou carne de segunda?

24Abr / 2015

Carne de primeira ou carne de segunda?

Pedro Eduardo de Felício – FEA/UNICAMP diz que os conceitos de “carne de primeira” e “carne de Segunda” são amplamente difundidos hoje no Brasil. Esta classificação já dá uma ideia sobre as características a esperar daquele corte de carne bovina, porém para muitos há também uma percepção implícita de que a “carne de Segunda” seja uma carne de qualidade inferior, não tendo a capacidade de produzir pratos macios e saborosos.

Quanto maior a renda, maior o consumo de carnes e de produtos mais caros, como os cortes de primeira – diz o zootecnista Alex Lopes, consultor da Scot Consultoria. O que o brasileiro não sabe é que não existe carne de primeira ou de segunda, "quem é de primeira ou de segunda é o boi e não a carne", explica Ricardo Gabriel, dono da Prime Beef. No entanto, muitos cortes de carne, considerados de “primeira” provindos de animais de péssima qualidade, são vendidos a preços altíssimos muitas vezes nos açougues e supermercados.

Além disso, “quando preparada adequadamente, a carne de segunda produz um cardápio de primeira!” Se fosse verdade que somente os cortes de “primeira” produzem bons pratos, os franceses, experts em culinária, não utilizariam tantos cortes de dianteiro em pratos extremamente requintados. Vale lembrar que os cortes de “Segunda” são geralmente mais baratos que os de “primeira”, o que pode gerar uma economia significativa para o consumidor ressalta Felício.

As boutiques de carnes do Brasil vêm investindo em produtos especiais, as chamadas carnes premium. São carnes de um sistema de produção que abrange muita tecnologia de ponta para que haja qualidade do produto. No link: http://beefveal.com.br/tipos-de-cortes-para-carnes-premium/ é possível conhecer mais sobre os diferentes tipos de cortes de carne premium.

Segundo Roberto Barcellos, diretor da Beef&Veal, as chamadas “carnes de segunda” ou melhor, carnes de dianteiro são mais procuradas que as “carnes de primeira” ou carnes do traseiro.

Desta forma, o Brasileiro pode comer uma carne de um animal de qualidade, com ótimo sabor e ainda pagar mais barato. O problema sempre é identificar qual corte cárneo provém de um animal de qualidade.

João Victor Tino Dellaqua
Graduando em Zootecnia
UNESP - Dracena

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!