Bem-estar animal: entenda a importância e porque essa é uma preocupação crescente

08Jul / 2019

Bem-estar animal: entenda a importância e porque essa é uma preocupação crescente

 

O termo Bem-estar animal foi citado pela primeira vez em 1965, na Inglaterra pelo comitê Bramell, grupo denominado pelo Ministério da Agricultura da Inglaterra. Atualmente, trata-se de uma ciência e diz respeito à qualidade de vida de um animal. Avalia-se a qualidade da sua saúde, se suas condições física e psicológica são adequadas, e a possibilidade de expressar seu comportamento natural. 

O pesquisador Donald Broom definiu o bem-estar como uma qualidade inerente aos animais, e não algo dado a eles pelo homem. Na prática, isso significa que não somos capazes de proporcionar bem-estar a um animal, mas sim condições para que ele possa se adaptar, da melhor forma possível, ao ambiente. Quanto melhor a condição oferecida, mais fácil será sua adaptação. 

Para o comitê Bramellbem-estar animal é um termo abrangente que diz respeito tanto ao bem-estar físico quanto mental. Portanto qualquer tentativa de se avaliar o bem-estar de um animal deve considerar desde aspectos físicos (fisiológicos) como mentais (comportamentais).  

As pesquisas realizadas de Bem-estar Animal funcionam como embasamento para definição de leis, acordos e outras iniciativas que garantam o cumprimento e o respeito aos direitos dos animais de terem sua qualidade de vida assegurada. 

A relação entre homem e animais no contexto do Bem-estar Animal é analisada considerando diferentes situações, tendo como norteamento o conceito das cinco liberdades. Desta forma, todos os animais devem: 

1. Ser livres de medo e estresse. 

2. Ser livres de fome e sede. 

3. Ser livres de desconforto. 

4. Ser livres de dor e doenças. 

5. Liberdade para expressar seu comportamento ambiental. 

 

A importância do bem-estar animal 
 

Nas propriedades rurais, o Bem-estar animal tem como propósito garantir o acesso dos animais a comida e água fresca, manejo adequado, cuidados veterinários e, também, à socialização. 

É comprovado que os animais criados sob condições que possam expressar o comportamento que teriam na natureza estarão mais perto de levar uma vida sem sofrimento – ou seja, com bem-estar. 

Estudos mostram que essas boas práticas trazem ganhos para todas as partes envolvidas. Os animais, é óbvio, deixam de sofrer desnecessariamente. Já os produtores se beneficiam com o fato de alcançarem maior eficiência nas propriedades rurais, por meio da diminuição de mortes por doenças e de gastos com medicamentos e veterinários. Por fim, os consumidores, por sua vez, têm acesso a produtos de maior qualidade e a certeza de contribuir para fortalecer uma cadeia produtiva mais ética. 

 

 O papel da Coimma no Bem-estar animal  

 

Coimma acredita que todos aqueles envolvidos na cadeia produtiva da pecuária, precisam se preocupar em garantir o melhor ao animal, por isso faz a sua parte e leva o bem-estar animal como um dos norteadores do seu trabalho.  

E como resultado, a empresa buscou inovar e trazer o que há de melhor para o mercado de troncos, com o objetivo para garantir que o manejo do rebanho seja realizado de forma eficiente, fácil e segura, mas, principalmente, proporcionando o Bem-estar animal. 

Megatron, por exemplo, é um equipamento que ilustra com perfeição a preocupação da empresa com o Bem-estar animal, seus detalhes fazem toda a diferença na hora do manejo.   

As paredes laterais têm formato anatômico e são revestidas com bolsas de borracha de alta resistência. Elas garantem proteção à carcaça do animal, gerando menos estresse e resultando em rentabilidade para o produtor.  

Ele possui laterais móveis com movimentos rápidos que não produzem ruídos, garantindo mais conforto para o animal e eficiência para o operador. Outro grande diferencial do Megatron é seu assoalho com piso antiestresse emborrachado que proporciona mais conforto e menos estresse ao animal. 

Quer garantir o bem-estar do seu rebanho e alcançar melhores resultados na sua produção? Conheça o Megatronclique aqui e saiba mais! 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!