De que forma a gestão pecuária pode beneficiar o seu negócio?

28Jul / 2019

De que forma a gestão pecuária pode beneficiar o seu negócio?

A pecuária, assim como todas as outras atividades produtivas, evoluiu e passou por transformações que estão mudando o modo como o produtor precisa lidar com a atividade, exigindo profissionalismo e conhecimentos que antes eram ignorados.  

Agora, desde o momento da compra de insumos até a entrega dos animais para abate, o pecuarista precisa ter visão de negócio e perfil empreendedor. Já não é mais possível que o produtor esteja de olho apenas no gado, é preciso que ele conheça a fundo e se atente para todos os detalhes da atividade – desde a pressão dos custos à questão da sucessão familiar.  

Assim, a chave para se adaptar às novas exigências da atividade e chegar ao sucesso é investindo na gestão pecuária, um conceito que envolve o gerenciamento constante de todas as variáveis que compõem a criação de gado. 

Mas porque a gestão pecuária se tornou indispensável?  

Essa é simples de responder! É por meio da gestão pecuária que você conseguirá tornar a sua propriedade mais eficiente e seu negócio mais lucrativo, diante de um mercado extremamente competitivo.  

Para isso, você, produtor rural, enquanto gestor de negócios, precisará desenvolver as habilidades de planejar e controlar todos os fatores do “ecossistema” da sua propriedade, para assim poder prever e traçar ações, aproveitando as melhores oportunidades.  

Por onde começar? 

Para que a sua gestão pecuária seja bem-sucedidas, alguns pontos merecem toda a sua atenção. Conforme listamos abaixo: 

1º - Pessoas 

Talvez este seja um dos pontos principais e sobre o qual já falamos antes no artigo “Gestão de pessoas na pecuária de corte”. Isso porque sem pessoas é impossível que você alcance qualquer desempenho nas operações e desenvolva a atividade. Por isso, a dica aqui é que você cerque seu negócio de pessoas engajadas, que estão sempre em busca de novos conhecimentos e novas visões. 

2º - Mercado 

Este é um fator sob o qual você não terá controle, mas precisa acompanhá-lo. Busque formas de se proteger das oscilações inevitáveis do mercado, para que seu negócio não as sinta tanto.  No entanto, isso demandará um conhecimento profundo sobre todo o seu sistema de produção, incluindo também os custos, para que consiga avaliar as possibilidades de venda oferecidas pelo mercado, sem que tenha prejuízo. 

3º - Financeiro 

Não ter dinheiro disponível no momento necessário é, sem dúvidas, uma das piores realidades que qualquer negócio pode viver, em um mercado ainda com uma cultura tradicional como a pecuária, isso pode ser ainda pior. Isso quer dizer, por exemplo, que só o atraso de um pagamento pode colocar em questão a credibilidade da sua propriedade no mercado, daí a importância de um ambiente financeiro saudável.  

Mantenha um fluxo de caixa bem estruturado, simples, mas com informações bem claras de entrada e saída, assim você poderá fazer melhores negociações com clientes e fornecedores.   
 
4º - Ambiente 

O ambiente também é um fator que não pode ser controlado. Então o que fazer quando questões como chuva, umidade e temperatura interferem diretamente nos seus resultados? Conheça o ambiente! Assim você poderá levar em consideração todas essas variáveis e prever essas possibilidades no planejamento e organização do manejo.  
 
Deu para perceber que a gestão pecuária não é tarefa tão simples, não é mesmo?! Exige comprometimento e muito estudo. A boa notícia é que assim como a pecuária as tecnologias também foram evoluindo neste sentido. Assim, hoje em dia é possível contar com diversas soluções que facilitam muito a gestão dos rebanhos e contribuem para a lucratividade das propriedades. Essa evolução da atividade pecuária por meio do uso de tecnologias e pautada pela inovação é também conhecida como Pecuária 4.0 ou Pecuária de Precisão. 

Um exemplo de produto desenvolvido na concepção da Pecuária de precisão é a BalPass, sistema de pesagem inteligente da Coimma, que possibilita acompanhar a evolução de peso de um rebanho em tempo real, por meio de um smartphone ou computador. 

O rebanho é pesado automaticamente e o sistema envia as informações para a nuvem, permitindo que o dono tenha acesso em qualquer lugar e possibilitando as tomadas de decisões sem que o animal passe pelo estresse de ser levado até o curral. 

Assim, é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação, da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.  

Além disso, a BalPass oferece os seguintes benefícios ao produtor: 

  • Monitoramento do ganho de peso do rebanho diariamente; 

  • Visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado; 

  • Ciência do momento ideal para venda; 

  • Acompanhamento dos resultados econômicos da atividade; 

  • Monitoramento do ponto de equilíbrio financeiro de cada animal; 

  • Acompanhamento da contagem diária dos animais; 

  • Comparação do rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais. 

Agora que você já sabe como a gestão pecuária é importante e que a BalPass pode ser uma grande aliada, não espere mais! Solicite agora mesmo a cotação da BalPass e controle de perto o seu negócio. 
 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!