Pecuária de precisão: entenda o que é este novo conceito no agronegócio

25Fev / 2019

Pecuária de precisão: entenda o que é este novo conceito no agronegócio

Pecuária de precisão é um termo que tem sido cada vez mais abordado no agro e já faz parte da realidade brasileira. Mas você sabe o que significa? E de que forma pode contribuir para a otimização de resultados dos pecuaristas?

Neste artigo, você compreenderá como a pecuária de precisão tem elevado negócios a outros patamares e descobrir os benefícios que ela oferece. Confira!

 

O que é pecuária de precisão?

 

Sinônimo de coleta automatizada de dados e assertividade nas tomadas de decisão, a pecuária de precisão amplia as possibilidades do agronegócio, uma vez que facilita a gestão de dados minuciosos da produção e possibilita maior controle sobre a rotina administrativa. Tudo isso, viabilizado pela implantação de tecnologia nas atividades diárias das fazendas.

Ao contrário da pecuária tradicional, em que na maioria das vezes as decisões são baseadas na experiência e percepção do produtor, na pecuária de precisão as ações são realizadas com base em dados, garantindo maior eficácia, confiabilidade e, consequentemente, melhores resultados.

Apesar de ainda existir resistência de alguns produtores quanto à implantação da tecnologia no campo, uma parcela significativa de pecuaristas já compreendeu que o controle manual das atividades da propriedade é mais propício a erros e dificulta o acompanhamento das mesmas. Por isso, começaram a investir em tecnologias, buscando alto desempenho para as suas propriedades e usufruindo dos benefícios que elas oferecem.

 

Principais vantagens

A automatização de processos e acesso a dados em tempo real são alguns dos benefícios da pecuária de precisão, que ainda apresenta como vantagens o aumento da produtividade, a lucratividade e ainda:

  • Facilidade na captura das informações em campo;

  • Mais embasamento para tomada de decisões mais assertivas;

  • Praticidade no acesso às informações por meio de softwares e aplicativos que podem ser acessados pelo celular.

Diante de tantos pontos positivos, você está se perguntando de que forma começar a implantar a tecnologia na sua propriedade e modernizar atividades que impendem o aumento da sua produtividade?

Continue a leitura e descubra como a COIMMA ajuda você a transformar sua atividade em pecuária de precisão!

 

BalPass: um novo conceito em pesagem da COIMMA

 

Por acreditar que o presente – e não mais o futuro - da pecuária é pautado pela análise de dados, uso da tecnologia para otimização de processos e foco em resultados, foi que a COIMMA, em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), desenvolveu um sistema de pesagem inteligente chamado BalPass.

Por meio desta ferramenta, composta por muito mais que uma balança eletrônica, é possível acompanhar a evolução de peso de um rebanho em tempo real, por meio de um smartphone ou computador.

Com o sistema de pesagem dinâmica, o rebanho é pesado automaticamente e o sistema envia as informações para a nuvem, permitindo que o dono tenha acesso em qualquer lugar e possibilitando as tomadas de decisões sem que o animal passe pelo estresse de ser levado até o curral.

Assim, é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação, da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo. Além disso, a BalPass oferece os seguintes benefícios ao produtor:

  • Monitoramento do ganho de peso do rebanho diariamente;

  • Visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado;

  • Ciência do momento ideal para venda;

  • Acompanhamento dos resultados econômicos da atividade;

  • Monitoramento do ponto de equilíbrio financeiro de cada animal;

  • Acompanhamento da contagem diária dos animais;

  • Comparação do rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais.

Agora que você já sabe todos os benefícios de ter a tecnologia a seu favor no campo, não espere mais! Solicite agora mesmo a cotação da BalPass e controle de perto o seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso inovador sistema de pesagem? Assista aqui ao vídeo em que o gestor da área de pecuária de precisão da COIMMA, Edson Guimarães, fala mais sobre o assunto.

 

Conheça outras tecnologias COIMMA que estão inovando a atividade pecuária:

Manejo animal consciente: conheça o tronco hidráulico Megatron

Sistema Easy-Lock: revolucionando a contenção com tecnologia

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!