Quais os principais nutrientes da carne bovina e seus benefícios para a saúde?

17Set / 2020

Quais os principais nutrientes da carne bovina e seus benefícios para a saúde?

Rica em proteínas e responsável por fornecer ao organismo nutrientes essenciais, esse alimento faz parte do cardápio rotineiro e da cultura do brasileiro.  

Isso porque, além de muito saborosa, pode trazer - conforme já comprovado cientificamente - diversos benefícios ao nosso organismo, auxiliando, por exemplo, no bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.  

A carne bovina contém zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, é fonte de fósforo, potássio, magnésio e selênio, e é capaz de fornecer energia e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo. 

Assim, a carne bovina se mostra um alimento com grande valor nutricional e essencial para uma alimentação saudável e balanceada.  

Por isso, vamos compreender melhor o que são alguns desses nutrientes e quais benefícios agregam ao nosso organismo. 

Continue a leitura e confira! 

 

 

Principais nutrientes da carne bovina 

 

ZINCO 

 

A carne bovina contém um alto nível de zinco absorvível, assim como também aumenta a absorção desse nutriente contido em outros alimentos quando ingeridos na mesma refeição. 

Em nosso organismo, o zinco é essencial para a manutenção do sistema imunológico, o zinco também tem papel relevante no desenvolvimento físico e mental, cicatrização de feridas e controle do apetite. 

 

FERRO 

 

O ferro é um nutriente indispensável para muitas das nossas funções biológicas. Responsável por auxiliar no transporte de oxigênio para as células e tecidos do corpo, participa também do desenvolvimento cerebral. 

Além de nos possibilitar realizar atividades com maior produtividade. 

O ferro presente na carne vermelha é mais absorvido pelo organismo do que o encontrado, por exemplo, nos cereais e outros vegetais. Assim, o consumo de carne bovina durante uma refeição pode aumentar a absorção do ferro de um vegetal em duas a quatro vezes. 

 

PROTEÍNAS 

 

Fonte energética, a proteína é um nutriente que auxilia em diversas funções corporais.  

Assim, é indicado que se consuma proteína diariamente para que auxilie no crescimento e manutenção dos tecidos e também para substituir as proteínas que são quebradas pelo corpo. 

Todos os alimentos contêm alguma proteína, no entanto, carne, peixe, aves, ovos, soja e produtos lácteos são considerados alimentos de alto teor proteico.  

 

VITAMINAS 

 

A carne vermelha é uma das melhores fontes de vitamina B, nutriente necessário para dar energia e disposição para darmos conta do dia a dia corrido e atarefado.  

 

GORDURAS 

 

Auxiliam na absorção de vitaminas solúveis e a síntese de hormônios, além de ser usada como fonte de energia. 

Mas lembre-se, não exagere. Para escolher uma dieta moderada em gordura, escolha cortes magros. 

Metade dos ácidos graxos da carne bovina são monoinsaturados, o mesmo tipo de ácidos graxos encontrados no óleo de oliva e defendido por suas propriedades saudáveis para o coração. 

Além disso, a carne magra apresenta a mesma eficácia que o frango sem pele, quando se trata de reduzir o nível de colesterol no sangue. 

 

SELÊNIO 

 

O selênio é um antioxidante que trabalha junto com a vitamina E para prevenir danos às células do nosso corpo, além disso, quando ingerido diariamente nas quantidades corretas pode reduzir o risco de doenças cardíacas. 

 

COLINA 

 

É um nutriente essencial para nós, pois é atuante na cognição e funções da memória de curto e longo prazo. 

Presente na carne bovina em quantidade significativa, a colina é um nutriente que auxiliar a nos tornemos mais inteligente.  

 

Você pode se interessar por: A carne produzida no Brasil tem hormônio?  

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!