Raça bovina genuinamente brasileira,o Indubrasil - ou Induberaba - tem sua origem na região do Triângulo Mineiro, em 1938. Por ser um animal dócil, rústico e de dupla aptidão, o Indubrasil dominou a pecuária brasileira, entre os anos de 1925 até 1945.
Para entender mais sobre essa raça que tem importante papel na pecuária nacional, continue a leitura!
Origem da raça Indubrasil
Raça criada a partir do cruzamento do Gir, Guzerá e Nelore, acredita-se que a Indubrasil surge por curiosidade, em função de experimentos realizados por criadores e estudiosos da época, que buscavam unir em uma única raça o que há de melhor em gado zebu.
Ao longo do tempo, a raça foi ganhando popularidade e, em 1930,representava mais de 15% do total nacional, aumentando para 79,8% em 1940.
A primeira exportação da raça é datada em 1946, em que foi enviada aos Estados Unidos, para contribuir no desenvolvimento da raça Brahman, originando assim um gado com fisionomia nitidamente indubrasileira.
Já em 1980, correspondia a 3,7% do total registrado do Brasil, com boa parte das matrizes utilizadas em cruzamentos leiteiros.
O auge da raça, conhecida pelas grandes orelhas,foi durante as décadas e 20 e 30, impulsionado pelo porte elevado e grande desenvolvimento muscular.
A raça Indubrasil na atualidade
A formação da raça é resultado do trabalho de criadores mineiros, principalmente das cidades de Uberaba, Araxá, Conquista e Sacramento, e do sul da Bahia e do Nordeste.
Atualmente a raça tem apresentado crescimento significativos na região sudeste e na centro-oeste, embora o maior mercado de sêmen de Indubrasil esteja no Rio Grande do Sul. Isso indica a existência de excelentes rebanhos no sul e a raça foi aprovada pelos gaúchos.
Além disso, o Indubrasil está em um momento de grande evolução genética A raça tem sido selecionada para duplo propósito, com excelentes resultados em produção de leite e de carne, sendo apta para enfrentar os desafios de produzir proteína animal a baixo custo.
Principais características
O Indubrasil se destaca por várias qualidades, como ótimo ganho de peso, habilidade materna, conversão alimentar, docilidade, rusticidade, bom rendimento de carcaça, excelente desempenho nos confinamentos e grande heterose nos cruzamentos.
Leia também: Conhecendo as raças criadas no Brasil: Santa Gertrudis

Comente: