Com sua história iniciada em 1945, no Espírito Santo, a partir do cruzamento das raças Simental e Guzerá, a raça Simbrasil teve seus primeiros animais registrados pelo Ministério da Agricultura somente em 1976.
Trata-se de uma raça sintetizada utilizando o cruzamento alternado, que trouxe bons resultados e estimularam a experiência com outros zebus.
Assim, neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre a raça e suas principais características. Confira:
Simbrasil no mundo
No mundo existe uma raça equivalente ao Simbrasil, denominada Simbrah. Desenvolvida nos Estados Unidos, utiliza a raça Brahman como genitor zebuíno, o grau de sangue é o mesmo do Simbrasil porém a adaptação é diminuída devido a falta de rusticidade e prolificidade do Brahman em relação aos outros zebuínos.
No cruzamento, o zebuíno traz consigo características importantes como pelo curto, cascos fortes, pele bem segmentada e solta, o que imprime maior rusticidade, adaptação e longevidade. Já o Simental traz precocidade, produção de leite e qualidade de carcaça.
Características da raça Simbrasil
O animal da raça Simbrasil, caracteriza-se por apresentar aptidões produtivas e reprodutivas resultantes de ambos troncos étnicos dos quais se originam.
Possui também boa produção de leite, assim como carcaças de boa classificação. Apresentam bom índice de crescimento, facilidade no manejo e docilidade dos animais, estes com pelagem curta, adaptando-se às regiões tropicais.
Possui alta conversão alimentar tanto no sistema de criação a pasto quanto em regime confinado com silagem ou feno, e vem se destacando cada vez mais na pecuária nacional, uma vez que nosso clima tropical demanda raças com alta adaptação e rendimento visando maior lucratividade e crescimento econômico.
Leia também: Conhecendo as raças criadas no Brasil: Indubrasil

Comente: