O êxodo na área rural é muito intenso, devido à falta de uma “verdadeira” política governamental para a área agrícola. Segundo Lima (2000), uma de tantas medidas a serem tomadas em relação à melhoria da produção agrícola nacional, com certeza, estaria relacionada a melhoria do nível do agricultor, ou seja, pela modernização e implantação de novas tecnologias na (...)
Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.
Em revisão de vários trabalhos publicados no Brasil, a alimentação nos sistemas de produção animal corresponde de 60 a 70% dos custos de produção, necessitando que esta tenha níveis adequados de nutrientes para explorar ao máximo a capacidade de desempenho do animal com uma alta lucratividade. Para garantir melhor balanceamento destes nutrientes e que estes sejam ingeridos, digeridos e absorvidos sem grandes perdas pela fermen (...)
Em grandes sistemas de produção leiteira é comum à ocorrência de problemas metabólicos em vacas pós-parto, sendo os mais recorrentes a febre do leite ou paresia puerperal, edemas no úbere, retenção de placenta, deslocamento de abomaso e mastite. Tais problemas podem ser associados a um manejo nutricional inadequado para as vacas secas, que em boa parte das propriedades, não recebem devida atenção. A febr (...)
O Brasil se enquadra entre os 5 maiores produtores de leite do mundo. No ano de 2014, nos nove primeiros meses, a produção aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o IBGE. Com o aumento da produção, doenças como a mastite tornam-se mais decorrentes no rebanho, influenciando negativamente na produção e na qualidade do leite. O termo mastite designa os fenômenos inflamatórios, geralmente de (...)
Por menor ou mais extensa que seja uma propriedade rural destinada à bovinocultura, existe um lugar onde todo o rebanho, inquestionavelmente, tem que passar: o curral. Seja em período de campanha de vacinação, desmama, apartação, manejo reprodutivo ou outros, o curral é o local mais indicado e correto para tal prática. O Curral, é o local em que deveria ser propício para o conforto e comodidade do homem e dos animais durante o manejo, evitando assim lesões e estresse do rebanh (...)
A expectativa para o começo do ano era de avanço nas exportações de carne bovina, mas não foi bem esse cenário que vivenciamos. Passamos em Janeiro por uma queda de 28% em relação ao primeiro mês do ano passado; porém em Fevereiro houve aumento de 1,39% em relação a Janeiro, mas manteve a queda quando comparado com Fevereiro de 2014. Especialistas, como o presidente da Abiec Antônio Jorge Camardelli, come (...)
O rebanho bovino brasileiro apresenta destaque tanto no mercado interno quanto no externo. Para obter a confiabilidade desses mercados, foi e é necessário manter os rebanhos livres de enfermidades haja vista sua importância na saúde pública (FREITAS, 2012). Para manter a saúde animal, alguns programas sanitários que adotam medidas preventivas como vacinação são impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelos órgãos estaduais de defesa sanitária ani (...)
Com a intensificação dos sistemas de produção da carne bovina brasileira, o número de animais confinados vem crescendo anualmente. Segundo a ANUALPEC (2012), 3.876.350 bovinos foram confinados no Brasil, número este revertido para 4.672.543 em 2014. Concomitantemente, a inclusão de ingredientes concentrados na dieta desses animais também está em expansão, por fatores como: -Taxas de ganho mais alta e um acabamento mais r&aa (...)
Pedro Eduardo de Felício – FEA/UNICAMP diz que os conceitos de “carne de primeira” e “carne de Segunda” são amplamente difundidos hoje no Brasil. Esta classificação já dá uma ideia sobre as características a esperar daquele corte de carne bovina, porém para muitos há também uma percepção implícita de que a “carne de Segunda” seja uma carne de qualidade inferior, n& (...)
Em 28 de dezembro de 2011 foi estabelecida a Instrução Normativa SDA n° 48, que proibiu o livre comércio de produtos antiparasitários que continham em sua formulação princípios ativos da classe das avermectinas cujo período de carência, ou de retirada descrito na rotulagem, fosse maior do que vinte e oito dias. Um dos fatores que levou a proibição foi que no ano de 2010 o Brasil sofreu com barreiras econômicas e sanitárias devido ao excesso de resíduos de avermecitinas presentes (...)
