Este evento, em sua primeira edição, traz os avanços nas pesquisas e estratégias nutricionais aplicadas a bovinos de corte e leite. Contamos com o inestimável apoio de renomados profissionais e pesquisadores na área de bovinocultura, que prontamente aceitaram nosso convite para abrir mais este fórum de discussões. Os grupos de estudos NERU (Núcleo de Estudos e Extensão em Bovinocultura de Corte) e NEEL (Núcleo de Est (...)
Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.
A COIMMA, líder no mercado de Balanças e Troncos de Contenção animal, ganhou pela 18ª vez o prêmio Top of Mind, promovido pela Revista Rural. A premiação já é tradicional nos setores de agricultura e pecuária no Brasil, atraindo atenção dos mais diversos públicos. E mais uma vez a Coimma se mostra ser uma marca forte liderando o Top of Mind Rural há vários anos. (...)
O Brasil atualmente se destaca por ser o maior exportador em volume e o segundo maior produtor mundial de carne bovina, e possuir o maior rebanho comercial bovino do mundo, além disso, as exportações desse produto na última década passaram de 559,9 mil toneladas de 1999 para quase 2 milhões de toneladas de carne em 2011, segundo dados da ABIEC (2011). Com essa crescente produção tornou se necess&aacut (...)
A acidose é causada pelo consumo de alta quantidade de carboidratos ruminalmente disponíveis, baixa quantidade de fibra fisicamente efetiva, ou ambos. Em vacas alimentadas com ração total, aproximadamente 25% destas certamente tem pH ruminal abaixo de 5,5. Isso compromete a perfeita digestão da dieta, uma vez que o pH ruminal é função do balanço entre a produção de ácidos graxos voláteis provenientes da fe (...)
A pectina é um polissacarídeo ramificado constituído principalmente de polímeros de ácido galacturônico, raminose, arabinose e galactose, unidos entre si por ligações glicosídicas. Ele é um dos principais constituintes da parede da célula de vegetais produtores de sementes, importante componente presente na lamela média, e devido a suas ramificações tem um grande poder de aprisionamento de águ (...)
No Brasil o rebanho bovino chegou a 212,3 milhões de cabeças, sendo que a região Centro-Oeste é a principal produtora, responsável por 33,5% do gado bovino nacional. Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará respondem, juntos, por mais da metade do efetivo nacional (54,0%). É o que mostra a pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2014 (IBGE). A produção de bovinos de corte no Brasil (...)
Ao longo do ano a produção de forragem oscila de acordo com as condições climáticas: pluviosidade, temperatura, radiação solar, etc. Por isso, um dos pontos a ser contemplados numa propriedade é o planejamento alimentar do rebanho para a estação seca ou inverno (Bolson et al.,2012), onde o manejo de pastagem deve ser levado com consideração para a utilização correta dos recursos forrageiros, com o objetivo de atender adequadamente a produção animal. O significado do verbo dife (...)
O Brasil é um país de clima tropical que apresenta condições climáticas muito favoráveis a criação de bovinos em pastagens. Atualmente estima-se que 150 milhões de hectares sejam ocupados por pastagens, e que cerca de 200 milhões de reais são movimentados anualmente no setor de sementes de gramíneas perenes (BERTOLOTE, 2009). A aveia é uma planta de clima temperado, a qual tem a capacidade de melhor se desenvolver em região mais frias, como por exemplo na parte Sul do Brasil. A (...)
Segundo dados do AGRIANUAL (2015), o Brasil é o 3° maior produtor mundial de milho, com uma produção no ultimo ano de 75.000.000 ton/ha. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que a princípio o cultivo do grão é para atender ao consumo na mesa dos brasileiros, no entanto essa é a menor parcela da produção. O principal destino da safra são as indústrias de ra&cc (...)
Quando se é adotada a pratica de desaleitamento precoce devemos levar em consideração dois fatores: a redução do custo de produção e o desenvolvimento do animal, pois a quantidade de leite que era oferecida aos animais passa a ser inserida na produção de leite diária comercializada pelo produtor. Por outro lado, se a bezerra não estiver com o seu aparelho digestivo completamente desenvolvido para o aproveitamento (...)
