Como fazer o controle de gado de forma eficiente?

17Abr / 2020

Como fazer o controle de gado de forma eficiente?

Aquele ditado “o olho do dono é que engorda o gado”, apesar de antigo segue fazendo muito sentido nos dias de hoje.  Isso porque um produtor que não conhece a fundo a realidade da sua propriedade, não tem capacidade de identificar falhas e pontos a melhorar para, assim, conquistar o aumento da produtividade e do lucro do negócio.  

Por isso, o controle eficiente do rebanho se faz indispensável para uma fazenda que quer se manter competitiva. Mas como fazê-lo? Para quais informações deve se atentar? E como tornar mais simples e rápida a coleta dos dados? 

Continue a leitura e confira a resposta para todas essas questões! 

Como fazer o controle eficiente do gado?  

No contexto atual da atividade, também chamada de pecuária 4.0 ou pecuária de precisão, a coleta de dados se tornou tarefa básica para realizar uma gestão bem-sucedida de qualquer propriedade.  

Isso porque diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, em que os concorrentes não param de aprimorar suas atividades, a fim de conquistarem resultados cada vez melhores, são nos dados que o pecuarista encontrará a resposta para superar os desafios da atividade, aumentar a sua produtividade, maximizar os lucros e se destacar diante da concorrência.  

Apesar de parecer simples, o controle eficiente do gado envolve muitas outras questões que vão além do animal, tornando a tarefa bem mais complexa. Nesse sentindo, é necessário que você, pecuarista, tenha domínio sobre o toda a sua propriedade.  

Para isso, sugerimos que comece realizando um levantamento de todos os seus equipamentos, área total disponível, divisões dos pastos, tamanho e categorização do rebanho, investimentos e, principalmente, da coleta dos dados zootécnicos. A partir dessas informações, você já conseguirá definir e medir os indicadores de desempenho da sua propriedade.  

Esse processo é fundamental, pois será a base de direcionamento da sua gestão, uma vez que conhecendo os dados mais relevantes do negócio, poderá tomar decisões mais embasadas e assertivas, assim como direcionar as ações para alcançar os objetivos traçados.  

Etapas de uma gestão eficiente 

De forma simplificada, a aplicação de uma gestão eficiente nas fazendas de gado de corte, passa necessariamente pelas 4 seguintes etapas:  

  1. Diagnóstico das condições da fazenda e do negócio (por meio do levamento sugerido acima); 

  1. Definição de metas (afinal, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar basta) 

  1. Plano de ação para atingimento das metas estabelecidas (o que vai ser feito); 

  1. Implantação de controle e acompanhamento da produção, a fim de certificar que as coisas estão acontecendo conforme o previsto.  

Como já dito anteriormente, é impossível que haja uma gestão pecuária e do rebanho sem que haja dados para serem analisados. Assim, é tarefa obrigatória que você, pecuarista, capte e armazene todos os dados dos animais e da propriedade.  

Indicadores zootécnicos que você não pode ignorar 
 

Mas diante de tantos dados e informações que recebemos, pode ser difícil identificar aqueles que são realmente os mais importantes e determinantes para o sucesso do negócio. Assim, separamos abaixo algumas sugestões de indicadores que devem ser utilizados e acompanhados aí na sua fazenda:  

  • ganho médio diário; 

  • produção de arrobas/ha/ano; 

  • lucro/ha/ano; 

  • lotação dos pastos; 

  • taxa de desfrute; 

  • taxa de natalidade; 

  • taxa de desmame; 

  • taxa de reposição; 

  • desembolso por cabeça por mês. 

A tecnologia a favor da gestão eficiente do gado 

Você já ouviu falar em software pecuário? Se ainda não, saiba que se trata do uso da tecnologia a favor de uma gestão eficiente do seu rebanho. 

A atividade de corte está em constante evolução e caminha cada vez mais rumo ao alto profissionalismo, em todas as etapas da cadeia produtiva.  Por isso, combinar os princípios do bem-estar animal à tecnologia de ponta e ferramentas que contribuem com a gestão do negócio, possibilita a modernização da produção, garante ao mercado acesso a carne segura e de qualidade, além de elevar os ganhos do produtor. 

BalPass, sistema de pesagem inteligente da Coimma, representa com maestria a apropriação da tecnologia em prol do desenvolvimento e modernização da pecuária. Composta por um software de gestão pecuária que é conectado a uma balança de passagem eletrônica, a ferramenta possibilita acompanhar a evolução de peso de um rebanho em tempo real, por meio de um smartphone ou computador.   

O que torna a Balpass diferente de todos os softwares pecuários do mercado é o fato de possuir um hardware, uma sensorização que possibilita a coleta e automatização do envio dos dados captados para a nuvem quando o animal passa pela balança. Assim, o boi se pesa sozinho, sem intervenção humana, e o sistema faz a captação e compilação desse peso.   

Além disso, o sistema de pesagem inteligente da Coimma possui um aplicativo super intuitivo de preenchimento básico dos dados primordiais para a sua execução. A partir do momento que essas informações são inseridas, o sistema entende e organiza os dados de pesagem para ele sejam enviados e salvos em nuvem. 

Assim, é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação, da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.    

Além disso, a BalPass oferece os seguintes benefícios ao produtor:   

  • Monitoramento do ganho de peso do rebanho diariamente;   

  • Visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado;   

  • Ciência do momento ideal para venda;   

  • Acompanhamento dos resultados econômicos da atividade;   

  • Monitoramento do ponto de equilíbrio financeiro de cada animal;   

  • Acompanhamento da contagem diária dos animais;   

  • Comparação do rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais.  

BalPass fornece importantes informações de análise de seu rebanho de maneira simples e com uma interface muito fácil de aprender, permitindo gerir seu investimento de forma a aumentar a lucratividade.  

Além disso, é possível ter acesso a todo o histórico de manejo sanitário, pesagens, reprodução e diversos relatórios que vão elevar a um patamar superior a gestão do seu negócio pecuário. Quer saber mais sobre a Balpass? Confira aqui! 

Comente: