Pecuária 4.0: apenas um conceito ou uma mudança de visão?

16Set / 2019

Pecuária 4.0: apenas um conceito ou uma mudança de visão?

Os avanços tecnológicos desencadearam mudanças nos mais diversos setores mercadológicos, afetando tanto o modo de consumo quanto o modo de produção. Nesse sentido, o setor agropecuário não ficou para trás, e é a partir daí que surge o conceito de Pecuária 4.0. Se você é do meio agropecuário, com certeza já se deparou com esse termo em algum lugar, certo? 

Mas por que é um conceito tão utilizado e quais mudanças ele propõe?  A Pecuária 4.0 é muito mais que uma evolução no modo de produção, passa, necessariamente, por uma mudança na forma de enxergar e conduzir a pecuária. E é sobre tudo isso que vamos falar no artigo de hoje.  

Continue a leitura e confira! 

Pecuária 4.0: o que é? 

Para explicar o conceito Pecuária 4.0 primeiro é necessário voltarmos há algumas décadas para falar de Revolução Industrial. Isso porque a referência “4.0” do termo indica que as ferramentas e modo de pensar aplicados no sistema de produção atual estão condizentes com as mudanças e inovações tecnológicas proporcionadas pela 4ª Revolução Industrial, iniciada nos anos 2000 e marcada pelos sistemas ciber-físicos, uso da Internet das coisas e processos de produção descentralizados.   

Dito isso, fica mais fácil de compreender que a Pecuária 4.0 representa a invasão da inovação e tecnologia ao campo, acontecimento que proporcionou um crescimento de produtividade intenso nas atividades produtivas.  

Graças à automação e completo controle possibilitados pela tecnologia, a pecuária brasileira se desenvolveu e profissionalizou, tornando-se reconhecida mundialmente e nos posicionando como um dos maiores produtores do mundo, além de mantermos há anos a primeira posição no ranking mundial de exportação de carne bovina.   

Assim, podemos atribuir todas essas conquistas às técnicas desenvolvidas na Pecuária 4.0, responsáveis por otimizar e melhorar a cadeia produtiva da pecuária. 

Mas como a Pecuária 4.0 tem alterado o modo operatório das fazendas e tornado a vida dos produtores mais fácil? 

Produtores dos mais diversos tamanhos passam a contar com uma série de ferramentas e softwares que automatizam e otimizam tarefas importantes do dia a dia da propriedade, fazendo assim com que o empreendedor tenha mais tempo para se dedicar à gestão e ao crescimento do negócio.  

Um ótimo exemplo de soluções que nascem no contexto da Pecuária 4.0 é a BalPass: plataforma de pecuária de precisão que torna a gestão da propriedade mais eficiente, possibilitando ao produtor acompanhar o desenvolvimento dos animais direto do pasto. 

A partir do entendimento de que controlar o rendimento do gado é uma necessidade e o produtor não pode fugir dessa tarefa importante, a Coimma, em parceria com a Embrapa Gado de Corte e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, idealizaram e desenvolveram BalPassresolvendo o problema da pesagem nas propriedades, com uso de inteligência de dados. 

Vantagens da Pecuária 4.0 

São muitos os benefícios que a Pecuária 4.0 trouxe para os produtores e suas propriedades, elencamos pelo menos 3 deles para você: 

Aumento da produtividade 

A utilização de diversas técnicas de manejo e tecnologias de supervisão permite que o produtor conquiste a máxima eficiência nos processos na sua propriedade, potencializando a performance dos animais. 
 

Redução de erros e falhas 

Os softwares e aplicativos de controle de produção substituem as planilhas manuais e permitem o acompanhamento em tempo real da produtividade do rebanho. Assim, falhas são imediatamente identificadas e as medidas corretivas são tomadas com mais rapidez e eficácia. 
 

Maior lucratividade 

Talvez esse seja um dos principais benefícios da Pecuária 4.0, uma vez que não apenas agiliza e facilita o trabalho como também aumenta a rentabilidade. Isso em razão da sua maior produtividade e menor desperdício de recursos. 

Pecuária 4.0 já é o presente 

É fato que o uso da tecnologia na pecuária provocou grandes mudanças e revolucionou a atividade, modernizando e implantando novas rotinas operacionais e resolvendo problemas cotidianos que atrapalhavam a gestão de produtores.   

Agora, resta ao produtor enxergar sua propriedade com o olhar de negócio e aproveitar todos esses recursos para se diferenciar dos concorrentes e garantir seu lugar no mercado. 

E é atenta a todas essas mudanças e exigências do mercado, que a COIMMA trabalha diariamente com a missão de fornecer aos produtores brasileiros sempre as melhores tecnologias com custo/benefício acessíveis e de alta qualidade. Trabalho esse que fez dela uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Revista Forbes. 

Conheça aqui o portfólio de produtos da Coimma, desenvolvido com base na Pecuária 4.0 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!