Estratégia importante para uma otimização da eficiência reprodutiva do rebanho, a estação de monta vem ganhando cada vez mais a atenção de pecuaristas. Entretanto, para que proporcione os resultados esperados demanda um bom planejamento e preparo dos operadores.
Pensando nisso, neste artigo você entenderá melhor sobre a estação de monta, assim como seus benefícios e como planejá-la. Para conferir, continue a leitura!
O que é a estação de monta?
Também conhecida como período de monta, a estação de monta consiste na exposição de fêmeas em reprodução ao touro ou à inseminação artificial durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc.).
A adoção da prática possibilita a identificação de fêmeas de melhor desempenho reprodutivo, sendo que as vacas que parem no início da estação de partos normalmente ficam gestantes mais cedo dentro da estação de monta, além de desmamarem bezerros mais pesados.
Benefícios da estação de monta
Nesse sentido, a estação de monta otimiza as operações de manejo, auxilia na identificação de fêmeas que desmamam bezerros leves.
Além disso, ao final do período, é possível avaliar o desempenho de touros e identificar animais improdutivos para orientar no descarte correto dos reprodutores.
Assim,optar pela estação de monta possibilita a formação de lotes uniformes de bezerros e em períodos estratégicos, resultando em maior poder de negociação e competitividade no mercado.
Como planejar a estratégia?
O sucesso da estação de monta está inteiramente relacionado ao planejamento da estratégia. O ideal é que o planejamento reprodutivo seja feito com bastante antecedência, para que os touros e matrizes estejam aptos à reprodução no momento de iniciar a estação.
Principalmente do ponto de vista nutricional, com fêmeas bem nutridas e condição corporal adequada para que haja a concepção e a condução da gestação.
Para diminuir o intervalo de partos e produzir um bezerro/vaca/ano, o período de serviço, que consiste no tempo decorrente entre o parto e uma nova concepção, precisa ser curto. Por isso, é necessário definir corretamente a duração e a época do ano para realizar a estação.
Quando fazer a estação de monta?
Com duração média de 60 a 90 dias, a estação de monta deve ser estabelecida durante a época de maior disponibilidade de forragem de qualidade. Esse aspecto é fundamental para manter a condição corporal e o restabelecimento da atividade reprodutiva das fêmeas.

Comente: