Os sentidos dos bovinos

Os sentidos dos bovinos

É fato que o conhecimento da capacidade sensorial dos bovinos é fundamental para a compreensão de seus comportamentos, pois trata-se de uma capacidade que é muito maior que a nossa, uma vez que são capazes de ouvir sons que não ouvimos, sentir odores que não sentimos e de enxergar no escuro, o que nós não vemos. Conheça mais sobre os sentidos dos bovinos nesse artigo:

1. Audição

Os bovinos conseguem ouvir e identificar sons a maiores distâncias e com frequências mais altas que nós. Os sons têm um efeito importante no comportamento dos bovinos, sons como os gritos, por exemplo, causam desconforto e deixam os bovinos mais agitados. 

Segundo especialistas, os bovinos são capazes de reconhecer sons específicos e associá-los a situações previamente vividas, tanto positivas quanto negativas.

2. Olfato

Os bovinos são capazes de sentir odores a quilômetros de distância. Eles usam o sentido do olfato para identificar situações em seu ambiente e para se comunicar. Segundo a literatura, os bovinos estressados liberam feromônios do medo que servem de alerta para os outros animais; as vacas em cio, por sua vez, liberam feromônios sexuais que indicam seu estado fisiológico.

Para aumentar a eficiência na detecção dos feromônios, os bovinos apresentam um comportamento denominado reflexo de flehmen e ao fazer isto ele aumenta o fluxo de ar que passa pelo órgão vomeronasal, melhorando a eficiência na detecção dos feromônios.

 

3. Paladar

 Os bovinos têm a capacidade de diferenciar os alimentos segundo seus sabores (doce, salgado, amargo e azedo) e essa capacidade pode ser usada para facilitar o manejo, condicionando os animais a realizarem certos comportamentos através do uso de alimentos palatáveis como reforço positivo, como será abordado mais adiante neste manual.

  • Devido à grande capacidade de aprendizado e memória de longa duração, eles aprendem a distinguir sabores e odores de algumas plantas tóxicas, evitando a sua ingestão.

4. Tato

O bovino tem na sua pele estruturas sensoriais muito parecidas com as nossas. Essas estruturas estão distribuídas por todo o corpo dos bovinos e permitem a eles sentirem variações de pressão e tração (mecanoceptores), de calor ou frio (termoceptores) e de dor (nociceptores). Também como nós, os bovinos apresentam algumas áreas de seu corpo com maior sensibilidade do que outras, por exemplo, há maior sensibilidade ao toque e a dor na face do que nas pernas.

5. Visão

A visão é o sentido mais importante dos bovinos! Eles sempre procuram ver o que se passa ao seu redor, mesmo quando ouvem um ruído ou sentem um odor, eles procuram se posicionar de forma a ver o que está acontecendo.

Conforme a imagem, é possível notarmos que os bovinos não conseguem distinguir verde e vermelho, mas que são muito sensíveis a contraste de cores o que podem fazer com que se assustem quando expostos a situações como projeções de sombra, poças de água etc.

Os olhos dos bovinos têm maior sensibilidade à luz conferindo a eles boa capacidade de visão noturna além de possuírem uma visão panorâmica extremamente importante pois proporciona a eles um grande campo visual. 

Porém, o posicionamento dos olhos na lateral da cabeça traz dificuldades, fazendo com que os bovinos tenham pouca noção de profundidade,então muitas vezes eles não conseguem distinguir entre uma sombra e um buraco e também não conseguem ver uma saída em uma instalação com curva de 90 e também possuem uma zona cega, onde não conseguem enxergar nada. 

 

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: