Todo produtor pecuarista tem entre seus anseios, alcançar maior produtividade em sua fazenda. Um caminho bem sucedido para isso é a antecipação do cio da vaca.
Essa estratégia natural, poderá não só aumentar o volume de bezerros na sua propriedade, mas também evitar gastos com inseminação artificial e uso de injeções hormonais, por exemplo.
Mas como fazer para antecipar o cio da vaca? Continue a leitura deste artigo e confira!
Como antecipar o cio da vaca
Melhorar a fertilidade e antecipar o cio das vacas está entre um dos muitos desafios enfrentados pelo pecuarista brasileiro. Prova disso, é o fato de sermos considerados o país com menor taxa de fertilidade bovina do mundo, contrapondo nosso título de maiores exportadores de carne.
Assim, para contornar esse cenário preocupante, algumas estratégias visando reduzir o tempo de parto e antecipar o período de fertilidade do animal precisam ser aplicadas.
É nesse momento que o pecuarista deve lançar mão da antecipação do cio da vaca, para isso é necessário seguir 1 único passo simples, porém muito efetivo: o desmame dos bezerros.
Desmame temporário
Após 45 dias do parto faça um desmame temporário, de 72 horas apenas.
Para isso, separe o bezerro da matriz em outro pasto, de modo que ela não possa perceber sua presença.Uma vez que a amamentação inibe o início de um novo ciclo, a separação induzirá a vaca a entrar no cio novamente.
Passado o período do desmame temporário, a amamentação pode ser retomada.
Para identificar se a vaca está no cio, 3 sinais comportamentais podem ser percebidos:
-
Agitação anormal;
-
Tentativos de montar em outras vacas;
-
Redução no volume de leite produzido;
É importante ressaltar que o processo de monta precisa acontecer até 12 horas após a identificação do cio, para que a vaca seja fecundada.
Leia também: O que é e como planejar a estação de monta

Comente: