Como melhorar sua rotina de manejo no curral entendendo o comportamento dos bovinos

Como melhorar sua rotina de manejo no curral entendendo o comportamento dos bovinos

Conhecer o comportamento do seu rebanho pode proporcionar uma otimização da rotina no manejo de curral em sua propriedade, ou seja, para minimizar as dificuldades que inevitavelmente aparecem durante o manejo é fundamental entender como os bovinos reagem frente a tais procedimentos. 

Saber determinar o tipo de comportamento que o animal terá, pode influenciar em uma queda direta na taxa no risco de acidentes, aumentando a eficiência e segurança na hora de trabalhar.

Atenção: Os bovinos estabelecem e gostam de rotinas e, apesar de serem muito curiosos, podem ficar estressados quando submetidos a situações novas ou inesperadas. Tem a característica de serem extremamente vigilantes e apresentam instinto de fuga e de luta, quando submetidos a situações diferentes do que estão acostumados pois sentem-se ameaçados.

Devemos levar em consideração que os bovinos têm uma capacidade sensorial diferente da nossa, fato que está diretamente ligado a definição de suas reações aos estímulos do ambiente, especialmente em rotinas estressantes como os procedimentos realizados em manejo.

Os bovinos possuem ótima memória e suas reações tendem a ser baseadas em experiências anteriores, se passarem por uma situação desagradável como por exemplo, um manejo mais agressivo, podem deixar o rebanho muito mais agitado que pode dificultar o trabalho e aumentar o risco de acidentes de trabalho.

Os bovinos têm excelente memória e alta capacidade de aprendizado. Eles são capazes de se lembrar de experiências visuais, auditivas, olfativas e táteis e de associar essas experiências a situações positivas ou negativas, com efeitos diretos na expressão de comportamentos que podem facilitar ou dificultar o manejo.

A adoção de ações neutras durante a realização dos manejos torna os bovinos menos reativos e, portanto, mais fáceis de manejar. Esta condição pode ser alcançada por meio da adoção de estratégias de manejo que resultem na habituação ou no treinamento dos bovinos.

A adoção de boas práticas de manejo no curral não acarreta em aumento de custo e nem na necessidade de dispor de mais tempo para realizar o trabalho e a adoção de boas práticas entendendo melhor o comportamento do seu rebanho pode facilitar o manejo e consequentemente, aumentar a eficiência e oferecer maior segurança durante a rotina de procedimentos com efeitos positivos no bem-estar dos bovinos.

 

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: