A Diferença Esperada na Progênie (DEP) é usada para comparar o mérito genético de animais para várias características e prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor.
Em outras palavras, podem ser interpretadas como o que esperar dos filhos de um determinado reprodutor.
Segundo Euclides Filho (2009), o papel de destaque do melhoramento genético de bovinos de corte atual pode ser corroborado pelo grande número de programas de avaliação genética aplicados a diversos rebanhos, resultantes do reconhecimento e valorização dos animais portadores dessas estimativas de diferenças esperadas na progênie (DEPs) que se tratam de ferramentas poderosas de comparação, já que possuem como base valores relativos.
De acordo com Lopes et al. (2013) é uma ferramenta eficiente na definição de grupos de animais semelhantes com base em suas DEPs, permitindo, desta forma, investigar as relações entre os valores genéticos dos animais e características de importância econômica no sistema de produção de bovinos, o que auxilia na compreensão e otimização do uso de DEPs.
“Seu cálculo é feito com a comparação de determinado reprodutor (dono da DEP) com um animal de DEP zero ou com a base genética da população avaliada, e leva em conta uma série de fatores, de forma a isolar o valor genético dos efeitos do ambiente e manejo.”

Um ponto importante é que não é possível comparar DEPs calculadas por programas de seleção diferentes, já que as bases genéticas das avaliações não são as mesmas.
Como por exemplo, se analisarmos um touro com DEP de peso ao desmame de 13 kg, podemos dizer que, em média, seus filhos serão 13 kg mais pesados na desmama que um touro com DEP zero.
Possui termos equivalentes como:
-
PTA – Predict Transmiting Ability (Habilidade predita de transmissão)
Tem o mesmo significado, mas é mais utilizado para bovino de leite.
-
TA – Transmiting Ability
Habilidade de transmissão com o conhecimento da DEP (PTA, TA ou outros termos equivalentes) de todos os animais de uma população, a seleção se torna extremamente fácil e eficiente.
Como fazer a melhor escolha?
Para acertar na escolha, o indicado é priorizar animais oriundos de rebanhos que tenham sistemas de seleção semelhantes ao da propriedade onde eles serão usados.
Portanto, na hora de selecionar o touro para melhorar a genética da propriedade, um dos pontos fundamentais refere-se ao sistema de criação utilizado para produzir o touro que será escolhido devido a interação genótipo-ambiente.

É importante levar em consideração que animais selecionados em um ambiente muito diferente da realidade da sua fazenda, como sistemas baseados em suplementação ou confinamento, podem não trazer os resultados esperados, influenciado também por outros fatores da propriedade como ciclo de chuvas, temperatura média e disponibilidade de alimentos. É preciso um equilíbrio em todos os fatores.
-
Muita atenção é dada às DEPs de peso e carcaça, mas poucos programas de seleção têm sua atenção voltada aos critérios reprodutivos e aspectos relacionados à reprodução podem ter impacto até 10 vezes maior na lucratividade do que aspectos relacionados à carcaça, segundo especialistas.
-
São de grande importância para lucratividade as DEPs de circunferência escrotal (CE), probabilidade de prenhez aos 14 meses (PP14) e também a longevidade das fêmeas no rebanho de seleção (Stayability).
Portanto, o pecuarista deve atentar-se ao uso correto das DEPs para uma tomada de decisão que terá um impacto certeiro na lucratividade. Como também, uma decisão errada com o uso da genética pode-se refletir durante muitos anos na propriedade.
Referências
Lopes, F.B.; Magnabosco, C.U.; Mamede, M.M.; Silva, M.C.; Myiage, E.S.; Paulini F.; Lôbo, R.B. Multivariate approach for young bull selection from a performance test using multiple traits of economic importance.Tropical Animal Health and Production, v.45, n.6, p.1375-81, 2013.
Euclides Filho, Kepler Evolução do melhoramento genético de bovinos de corte no Brasil Revista Ceres, vol. 56, núm. 5, septiembre-octubre, 2009, pp. 620-626 Universidade Federal de Viçosa Vicosa, Brasil

Comente: