De origem asiática, os bubalinos são animais domésticos da família dos bovídeos, criados para a produção de carne e leite. No Brasil,as raças de bubalinos reconhecidas são: Carabao, Murrah, Mediterrâneo e Jafarabadi.
Entretanto, independente da raça, os bubalinos têm em comum
a doçura que permite que seu manejo seja fácil e sem riscos.
Para entender mais sobre esse animal que tem gerado lucro certo para o pecuarista, continue a leitura!
Características dos bubalinos
Rusticidade
Devido a sua rusticidade, o búfalo consegue sobreviver e produzir nas mais precárias condições.Além disso, possibilita uma economia de mão de obra, já que quase não há problemas como carrapatos, bernes, bicheira, doenças de olhos.
Aparelho digestivo resistente
O aparelho digestivo do bubalino possui maior espaço e riqueza microbiana que os bovinos, o que o torna capaz de realizar uma conversão alimentar mais eficaz. Assim, os búfalos são capazes de transformar pastos de baixo valor nutricional, em carne e leite.
Fertilidade
A fertilidade é também um grande diferencial da espécie,seus índices de parição são superiores a 80%, podendo chegar a quase totalidade das fêmeas quando estas são bem alimentadas e é realizado um manejo produtivo correto.
Taxa de mortalidade e longevidade
A baixa taxa de mortalidade, tanto em animais jovens como em adultos, também é um ponto de destaque. Além disso, apresentam alta longevidade, permitindo que o bubalino possa atingir os trinta anos de idade. Os animais são férteis até os vinte anos de idade.
Doçura
O búfalo bem manejado é um animal extremamente dócil. Entretanto, se privado da convivência humana tende a perder a docilidade e até tornar-se agressivo.
Cuidado necessário com a raça
Com pele de cor preta e poucos pêlos o animal bubalino pode sentir em demasia quando está sob a luz do sol, efeito que pode ser agravado devido ao fato de terem dificuldades de dissipar o calor extracorpóreo, uma vez que possuem um número reduzido de glândulas sudoríparas.
Nesse sentido, em seu ambiente criatório é recomendado que haja açudes ou lagos para que possa emergir e ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia.
Leia também - Conhecendo as raças bovinas criadas no Brasil: Simbrasil

Comente: