O nascimento de um bezerro traz com ele alguns cuidados essenciais para a garantia da sua saúde como, por exemplo, a sua alimentação.
Essa é uma preocupação que se torna ainda mais desafiadora na desmama do animal, uma vez que pode influenciar diretamente no sucesso e rentabilidade da produção.
Por isso, continue a leitura deste artigo e aprenda mais sobre qual a alimentação indicada para bezerros desmamados,
Bezerros desmamados
Uma vez que os bezerros são animais ainda muito jovens, não apresentam uma saúde nutricional reforçada. Assim o que irá contribuir para o aumento de peso é toda a base da alimentação fornecida a ele.
Ao ser submetido a desmama, o que ocorre entre a quinta e sétima semana de vida do animal, os bezerros passam a requerer um tratamento alimentar diferenciado em relação ao restante do rebanho.
Mas porque a desmama ocorre? A prática tem como objetivo evoluir o sistema digestivo do animal, assim o bezerro monogástrico se transformará em ruminante o mais cedo possível.
Ocasionando assim reduções no custo da alimentação, da mão-de-obra e a não ocorrência de distúrbios gastrointestinais.
O bezerro estará pronto para ser submetido ao desmame quando estiver ingerindo de 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independentemente de sua idade, tamanho ou peso, segundo informações da Embrapa.
É importante ressaltar que independentemente do sistema de criação adotado, não existem motivos para que o fornecimento da dieta líquida se mantenha superior a oito semanas.
Introdução de novos alimentos
Assim, para bezerros que estão em processo de desmama o foco principal do pecuarista deve ser iniciar uma alimentação sólida.
Nesse sentido, uma ração pode complementar essa alimentação. Como o organismo do animal ainda está se adaptando ao ambiente, uma ração simples, com poucos ingredientes é a melhor escolha.
Ingredientes como milho e soja, combinados à minerais são uma boa indicação nutricional para bezerros.
Após a desmama, caso os bezerros tenham dificuldade na adaptação da nova alimentação recomenda-se o uso do creep-feeding.
Leia também: 3 boas estratégias de desmame de bezerro de corte



Postagem Anterior

Comente: