Por que é importante fazer o rastreamento de gado?

30Jun / 2021

Por que é importante fazer o rastreamento de gado?

Gerenciar e controlar um grande número de cabeças de gado pode não ser tarefa simples, principalmente porque cada animal terá sua especificidade, que influencia em sua capacidade produtiva. 

Entretanto, o rastreamento bovino existe justamente para auxiliar pecuaristas neste controle efetivo, mas não só nisso.

Assim, neste artigo você entenderá melhor o que é o rastreamento de gado e porquê é importante fazê-lo. Confira!

O que é o rastreamento de gado?

O rastreamento bovino é um método determinado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que possibilita a identificação individual e registra cada eventualidade que cada animal  possa passar ao longo da sua vida. 

Desta forma, o produtor consegue gerenciar de forma bastante eficaz o animal, trazendo maior conhecimento e controle tanto para compra como para venda.

Existem diversas formas de se realizar o rastreio do animal, seja por meio de tatuagens, marcações a fogo, ou pela forma considerada mais eficiente atualmente, com a implantação de um chip eletrônico de identificação, colocado no brinco ou no rúmen do animal. 

Saiba mais: Conheça os métodos de identificação de bovinos mais atualizados

Principais vantagens do rastreamento de gado

Não há dúvidas de que o rastreamento é uma excelente alternativa para ajudar os pecuaristas a terem maior controle e identificação de cada boi, ocasionando maior lucro financeiro com a produção.

Além disso, por ser capaz de informar a todos os envolvidos na comercialização sobre a distribuição dos produtos e seus derivados, o rastreamento também garante que o pecuarista aja com legalidade e sem nenhuma irregularidade no comércio nacional e internacional.

Outra vantagem que merece destaque é a possibilidade de um controle sanitário mais rígido, já que os alertas sobre vacinas e melhorias quanto ao local de manejo são facilmente identificados pelo pecuarista. 

Pontos de atenção

Diversas ações precisam ser tomadas, a fim de garantir que a implantação e rotina do rastreamento funcionem como o planejado, evitando erros que podem comprometer a saúde e lucratividade do rebanho. 

Nesse sentido, é indispensável que os materiais utilizados para rastrear sejam de qualidade e a equipe técnica que instalará o chip (caso opte pelo rastreamento eletrônico) deve ser capacitada e preparada para contornar quaisquer intercorrências que possam acontecer com o utensílio.

 

Leia também: O que são fazendas inteligentes?

Comente: