Criada nos mais diversos continentes, a raça Fleckvieh-Simental é denominada como a raça mais populosa do mundo. Esse feito se dá principalmente por algumas de suas características e diferenciais.
Assim, neste artigo apresentaremos essa interessante raça, assim como as linhagens da raça surgidas ao redor do mundo. Confira!
Origem da raça Fleckvieh- Simental
A raça Simental tem origem suíça e o registro do seu surgimento se dá desde a idade média. Seu nome é derivado do vale do rio Simem, região nativa da raça.
A dupla aptidão da raça, rapidamente despertou a atenção de outros países europeus,o que ocasionou no surgimento de linhagens próprias da raça nessas localidades, tais como as linhagens: Suíça, Austríaca, Alemã, Francesa, Canadense, Americana, Brasileira e Sul Africana.
Desta forma, a raça Simental se tornou mundialmente conhecida e popularizada.
A raça no Brasil
A chegada da raça em terras nacionais data de 1904, a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura de SP em desenvolver a pecuária no estado.
Na pecuária nacional, a raça Simental é muito utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando adaptabilidade, vigor e habilidade materna.
Principais características
Como já abordado no início do texto, o principal diferencial da raça Fleckvieh é, com certeza, a dupla aptidão, se destacando tanto na produção de carne como na produção de leite.
Entretanto, os pecuaristas são bastante atraídos também pela precocidade produtiva, reprodutiva e de crescimento da raça.
A carne produzida na pecuária de corte é macia e marmorizada, com gordura entremeada às fibras, conferindo um alto sabor e produto de qualidade.
Leia também - Conhecendo as raças criadas no Brasil: Bubalinos



Postagem Anterior

Comente: