Balanças para gado: conheça os diferentes tipos disponíveis no mercado

19Ago / 2020

Balanças para gado: conheça os diferentes tipos disponíveis no mercado

Ainda hoje na pecuária, os produtores rurais hesitam em pesar o seu rebanho acreditando que com a utilização da visão treinada do funcionário a pesagem pode ser substituída, ou que simplesmente não existem vantagens em levar os animais para o curral somente para pesa-los.  Muitos não veem a necessidade de ter nas mãos essa importante ferramenta de controle, que é um dado primordial e necessário em todas as fases da criação. 

O pecuarista realiza as suas compras em unidades de peso. Sua venda ocorre em arrobas de peso de carcaça, que é o resultado da subtração de em torno de 50% do seu peso vivo. Apesar disto, não acham pertinente medir e acompanhar peso e o ganho de seu animal. 

Com a pesagem do animal além de se obter o ganho de peso, é possível medir o potencial de produção da pastagem, crescimento do animal, saber o estoque animal na propriedade, levantar os indicadores econômicos e realizar a seleção para melhoramento genético. 

Ou seja, a aquisição de uma balança pode ser a porta de entrada para que o pecuarista veja a importância de se ter maior controle sobre o seu rebanho. Assim, confira abaixo as opções de balanças da Coimma e que podem ajudá-lo a gerir de forma mais eficiente o peso do gado. 

 

Conheça os tipos de balança para gado: 

 

Balança eletrônica portátil KM3 Plus com barra 

 

 

A balança eletrônica da Coimma são compostas pelo Indicador Eletrônico KM3 Plus e o jogo de Barras de Pesagens de 600, 900 ou 1150 mm. 

Foi desenvolvida especialmente para instalação em Troncos de contenção COIMMA, com vigas perfil I (Para Troncos de contenção de outras marcas, favor consultar nosso departamento de engenharia). 

Além disso, possui as seguintes características: 

• Display Colorido Touch Screen 
• Bateria interna recarregável com autonomia de trabalho de 8 horas. 
• Estatísticas como: peso total, peso médio, quantidade de animais, ganho de peso máximo, mínimo e médio, previsão de abate e peso em arroba descontando a carcaça. 
• Gráfico da evolução de peso do animal. 
• Cadastro do animal contendo: origem, número de manejo, raça, sexo e nota. 
• Comunicações: Bluetooth (leitor, PC), RS232 e USB. 
• Dados: Importação e exportação via USB. 
• Memória: 256 sessões de pesagem, 5000 pesagens, 10000 cadastros de animais, 10 raças e 10 eventos. 
• Software gratuito de gerenciamento de pesagem KM3 Plus. 

 

Balança de Passagem Coimma: Conheça a BalPass  

 

 

BalPass, sistema de pesagem inteligente da Coimma, representa com maestria a apropriação da IoT em prol do desenvolvimento e modernização da pecuária. Composta por um software de gestão pecuário que é conectado a uma balança de passagem eletrônica, a tecnologia possibilita acompanhar a evolução de peso de um rebanho em tempo real, por meio de um smartphone ou computador.   

O rebanho é pesado automaticamente e o software envia as informações para a nuvem, permitindo que o dono tenha acesso em qualquer lugar e possibilitando as tomadas de decisões sem que o animal passe pelo estresse de ser levado até o curral.   

Assim, é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação, da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.    

Além disso, a BalPass oferece os seguintes benefícios ao produtor:   

  • Monitoramento do ganho de peso do rebanho diariamente;   

  • Visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado;   

  • Ciência do momento ideal para venda;   

  • Acompanhamento dos resultados econômicos da atividade;   

  • Monitoramento do ponto de equilíbrio financeiro de cada animal;   

  • Acompanhamento da contagem diária dos animais;   

  • Comparação do rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais.

 Leia também: Como fazer o controle do gado de forma eficaz? 

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!