QUARTA TÉCNICA - Consumo alimentar em bovinos de corte

QUARTA TÉCNICA - Consumo alimentar em bovinos de corte

O consumo é um dos parâmetros mais importantes no quesito nutrição da produção animal, influenciando diretamente na formulação de dietas que atendam realmente às exigências nutricionais e, consequentemente, estimando o ganho de peso dos animais para atingir o resultado almejado pelo produtor. 

Sendo assim, o consumo diário de matéria seca é a medida de maior relevância para que se possa fazer intervenções a respeito do alimento e da resposta animal.

Segundo o NRC (National Research Council, 1996) são amplos e não completamente conhecidos os fatores que regulam esse consumo nos ruminantes, porém, trata-se de estimativas que serão de grande importância para proporcionar ao nutricionista um melhor gerenciamento da alimentação.

Por isso, segundo pesquisadores da Embrapa Pecuária de Corte, hoje traremos algumas curiosidades importantes sobre o consumo dos bovinos de corte. Confira:

  1. O sal comum é o motivador do consumo e os demais vão de arrasto;

  2. A inclusão da ureia pode ajudar a alterar o padrão de consumo dos animais do suplemento, em geral sem reduzir o consumo diário, por um aumento no número de visitas ao cocho. A ideia de a ureia é responsável por restringir o consumo é delicada visto que uma alta ingestão causa intoxicação do animal e elevado risco de morte;

  3. A quantidade de inclusão do sal comum nos proteinados é muito maior do que a necessidade para as exigências de sódio, mas a função mais importante dele nesse tipo de suplemento é reduzir a taxa de ingestão pelos animais, ajudando para que todos os animais consigam sua vez de chegar ao cocho e consumam o produto;

  4. A digestibilidade do alimento é o que mais interfere no seu consumo de matéria seca (MS), desde que ele não tenha algum outro fator anticonsumo.

  5. Para ruminantes, em questão de nutrição, nós desconsideramos a água, pois ela é muito variável em importantes fontes alimentares, especialmente nas forragens e outros volumosos, por isso utilizamos sempre o termo Matéria Seca (MS) para gerenciamento da alimentação;

  6. Não existe esse valor para teor de Matéria Seca (MS) ideal para consumo, pois, para o animal, o que conta é a Matéria Seca (MS) ingerida;

  7. Quanto mais usamos concentrado, que tem maior teor de energia do que os volumosos, mais rapidamente o animal atingirá sua necessidade energética, pois precisa cada vez menos alimento para que isso ocorra, ou seja, com menor consumo;

  8. O consumo recomendado de água para um animal é que ele beba toda a quantidade que tenha vontade, pois o desempenho animal é limitado por falta desse atendimento! A água é fundamental não só por questões nutricionais, mas porque ela tem um importante papel na regulação térmica e em aliviar o estresse calórico principalmente pelo processo de sudorese.

Atenção pecuarista, o importante é sempre estar atento ao consumo e buscar meios para que se assegure a nutrição do animal através desse parâmetro tão importante, sendo sempre adequado o gerenciamento da alimentação em busca do melhor resultado possível para o sucesso do rebanho.

 

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: