Você tem na ponta da língua a resposta para a seguinte pergunta: “Quanto custa produzir carne na sua propriedade”?
Se vacilou para responder, provavelmente está na hora de olhar com mais atenção para os custos da sua propriedade e se dedicar à gestão de custos na pecuária.
Para se aprofundar no assunto, continue a leitura!
O que é a gestão de custos na pecuária?
A gestão de custos na pecuária pode ser definida como conhecimento e total controle das despesas envolvidas durante todo o processo produtivo da propriedade rural.
A falta de gestão ou o controle mal realizado desses números impedem a compreensão do real potencial lucrativo da propriedade e, se até mesmo a atividade é lucrativa.
Entretanto, a gestão de custos vai muito além de apenas acompanhar esses números. Passa necessariamente por um plano de ação para reverter o cenário identificado como, por exemplo, fazer ajustes e mudanças nos processos de produção, a fim de reduzir os custos.
A gestão dos custos, combinado com uma visão realista do negócio possibilita ao pecuarista tomadas de decisão mais assertivas, garantindo a competitividade da propriedade diante de um mercado cada vez mais exigente e com excesso de demanda.
Importância da gestão de custos na pecuária
Ao longo do texto, foi possível constatar os benefícios possibilitados pela gestão dos custos da fazenda, entretanto ainda se faz necessários destacar alguns pontos. Isso porque a gestão de custos em uma fazenda se faz tão necessária quanto o manejo correto do rebanho, por exemplo.
Apesar de ter uma essência simples, essa prática requer dedicação e disciplina para que seja efetiva.
Sendo assim, tenha em mente que o produto resultante da pecuária de corte, a carne, é classificado como commodity, assim segue o preço de venda praticado no mercado, sendo o mesmo para todos os produtores.
Assim, inviabiliza que seja precificado de acordo com as singularidades da sua produção ou propriedade.
Uma vez que você não consegue aumentar sua margem de lucro no preço de venda, será através da gestão eficiente dos custos que conseguirá se manter competitivo e garantir a lucratividade do seu negócio.
Leia também: Carne commodity ou carne especial?



Postagem Anterior

Comente: