Blog

Quais raças de ovinos mais populares do Brasil?

21Fev / 2018

Quais raças de ovinos mais populares do Brasil?

Em nosso último post, falamos de algumas raças de bovinos para aqueles que desejam criar gado de corte. Neste post, falaremos com aquele que deseja iniciar a criação de ovinos. Você sabia que os ovinos dão retorno muito rápido, pois são muito eficientes na produção por área, quanto para a adaptação de ambientes impróprios para a agricultura. Além disso, o custo de produção desse segmento é bem menor e o manejo é mais simples em comparação com outras áreas da pecuária. A criação de ovelhas também traz maior abrangência ao negócio, já que pode produzir lã, carne e leite.

Pensando nisso, separamos algumas das raças mais populares de ovinos, confira:

Dorper: a criação dessa raça foca na produção de carne, além disso é conhecida alta taxa de reprodução e pela carcaça de qualidade. Por possuir uma leve camada de lã fina, ela se adapta facilmente em regiões quentes como no nordeste brasileiro. Seu ganho de peso também é considerado em média de 190 a 330 gramas.      

Ile de France:  essa raça é de origem francesa e foca principalmente na produção de carne. De modo geral, 60% da produção do rebanho são para carne e 40% para lã. Um carneiro adulto pode atingir facilmente 110 a 160 quilos e as ovelhas até de 80 quilos. O Rio Grande do Sul é o estado que mais cria essa raça.

lacaune: essa ovelha é conhecida pela produção de leite, e com isso, são fabricados queijos e outros derivados. Sua produção de lã é considerada um pouco inferior em relação a outras raças, deixando de 2,5 quilos em média por carneiro. Assim, o peso das ovelhas adultas pode chegar a 70 a 80 quilos e dos machos é de 95 a 100 quilos.  

Apesar de ser uma empresa conhecida por seus produtos voltados para pecuária bovina, a Coimma também tem uma linha de produtos para ovinocultura, como por exemplo, a balança eletrônica ICS-300 Móvel. Entre em contato conosco.

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!