Principais cuidados com o milho oferecido ao gado

05Mar / 2018

Principais cuidados com o milho oferecido ao gado

O milho é um dos alimentos mais comuns oferecidos aos bovinos em confinamento ou semi-confinamento. Tudo isso por que eles possuem uma alta energia, o que reduz as perdas por conta da escassez da pastagem. No entanto, dependendo do caso, ele pode ter um custo muito elevado e também pode não atender as exigências nutricionais do gado. Por conta disso, separamos algumas dicas de como usar o milho na alimentação do seu gado. A primeira dica é complementar a dieta do rebanho adicionando alguns alimentos proteicos, como farelo de soja e minerais. É interessante utilizá-lo junto com uma ração balanceada e elaborada especificamente para o gado em questão.

O uso de alimentos volumosos, como feno e silagem pode contribuir para a nutrição dos animais e reduzir em uma grande quantidade o custo diário em relação ao fornecimento do milho. É interessante observar a qualidade dos alimentos, pois os de coloração escura são resultantes de contaminações, bolor, cheiro desagradável, entre muitos outros. Por isso, não é recomendado que os animais percam peso na fase de crescimento, mesmo durante a ocorrência de seca. Porém, é fundamental sempre fazer as contas de custo e benefício quanto ao fornecimento de suplementação.

Vale lembrar que os alimentos essenciais para os bovinos são as forragens, tanto no formato de pasto ou armazenada por meio de silagens, fenos, capim-elefante ou cana-de-açúcar. Uma dica de economia é produzi-los na própria propriedade.  Nos períodos de seca, é importante se preparar produzindo e conservando forragens. Não deixe de diminuir a lotação dos animais no final da estação de chuvas, fazendo a vedação parcial das pastagens para ficar como reserva ou ser usada na seca.

Além disso, não deixe de se consultar com um zootecnista, agrônomo e veterinário, para melhorar o uso dos alimentos e os resultados da sua criação. Para saber sobre o preço de balanças bovinas, essenciais para acompanhamento do ganho de peso do rebanho, com o intuito de validar se a nutrição elaborada está de acordo com o planejado, entre em contato conosco e saiba mais!

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!