A alta competitividade do mercado pecuário exige cada vez mais dos pecuaristas a excelência produtiva. Nesse sentido, erros básicos de descuidos no manejo podem ocasionar prejuízos significativos e perda irreparável.
Nesse sentido, a fim de que você se previna e cuide para que os processos e manejos na sua propriedade funcione com a mais alta qualidade, produzimos esse artigo como um alerta dos prejuízos causados pelo manejo inadequado dos bovinos. Confira!
3 prejuízos causados pelo manejo inadequado de bovinos
Muito se fala sobre as boas práticas na cadeia produtiva como garantia de ganhos econômicos, entretanto na realidade da pecuária brasileira o que se vê é um cenário bastante diferente: descuido e manejo inadequado de bovinos, o que causa fortes impactos nas mais diferentes áreas da propriedade.
Será que você tem sentido as consequências do manejo inadequado do rebanho em sua propriedade?
Para ajudá-lo a responder esta pergunta, confira 3 principais danos que podem ser identificados como responsabilidade de um manejo inadequado:
Pastos degradados
Apesar da sua grande relevância na produção pecuária, na maioria das vezes percebe-se um descaso com a pastagem, deixando de considerar e tratar fatores essenciais como: fertilidade do solo, necessidade de adubação, as pragas, insetos e doenças que reduzem a área foliar e diminuem o crescimento das gramíneas.
No que diz respeito ao manejo do rebanho, para a preservação do pasto, deve-se considerar: a adequação da taxa de lotação de cada área de pasto e a entrada e saída dos animais do piquete, que danificam o pasto e impede a engorda dos animais.
Instalações rurais análogas ao bem-estar animal
O bem-estar animal tem sido cada vez mais preponderante na pecuária de corte. Nesse sentido, as instalações da propriedade são essenciais, em especial o curral anti-estresse, que tem formato curvo e seringas fechadas.
Dessa maneira, não permite que os animais enxerguem para onde estão indo. Isso faz com que a agitação e aglomeração sejam reduzidas, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade do uso de bastão e de gritos.
Carcaças contundidas
A qualidade da carne depende diretamente de como é realizado o transporte. Carcaças que contêm contusões são indesejáveis, pois além de serem menos aceitas pelo consumidor, aceleram o processo de decomposição da carne e, devido ao excesso de sangue acumulado, permite o maior crescimento de bactérias.
Apesar de muitas das contusões acontecerem durante o transporte, boa parte delas é causada na propriedade rural devido ao manejo inadequado de bovinos, no qual interferem as habilidades dos manejadores, a raça, peso e temperamento dos animais.
Leia também: Como melhorar sua rotina de manejo no curral entendendo o comportamento dos bovinos



Postagem Anterior

Comente: