Planejamento forrageiro: o que você precisa saber?

20Nov / 2017

Planejamento forrageiro: o que você precisa saber?

Muito comum entre os pecuaristas, o planejamento forrageiro é uma importante estratégia que foca em diminuir os riscos e prejuízos ocasionados por um período muito grande de seca. Se o pecuarista não estiver preparado, o pasto ficará escasso e a qualidade nutricional do gado irá decair. Esse planejamento faz com que a chegada do inverno seja tranquila e faz com que medidas importantes sejam tomadas. O segredo, na verdade, é sabe lidar bem com a seca e com períodos chuvosos.

Utilizar a tecnologia, por meio de sistemas de integração, permite a implantação de pastagens a um menor custo e a recuperação de áreas degradadas na própria fazenda que podem se tornar bem aproveitadas. Alguns deles associam até a pecuária à produção de madeira, mas devemos levar em consideração que a plantação deve ser propícia à germinação das sementes. Um erro muito comum entre os pecuaristas é se antecipar ao plantio com relação a chegada das chuvas, o que acaba prejudicando o desenvolvimento do pasto. Muitos fatores são determinantes para o sucesso da implantação da pastagem, como a umidade, a temperatura do solo e a intensidade de luz. Ou seja, dias quentes e noites frias resultam na má germinação das sementes, bem como dias nublados e solos frios.

Por conta disso é importante fazer o planejamento forrageiro considerando cada detalhe, desde a escolha das sementes até como usá-las. Sementes que possuam boa qualidade de pureza e alto potencial de germinação produzem excelentes forrageiras.

Não se esqueça de incluir em seu planejamento a ajuda da Coimma, destaque no mercado com um conceito de produtos confiáveis e duráveis, tais como balanças e troncos de contenção para gado, por exemplo. A Coimma é uma companhia familiar muito séria e comprometida em realizar os melhores serviços de montagem e suporte técnico para os mecanismos, sistemas e produtos dos nossos clientes. 

Comente: