Dicas para montar um curral

14Nov / 2017

Dicas para montar um curral

Desde o momento que você decidiu montar um curral é preciso prestar atenção em alguns detalhes para que todo seu investimento lhe dê um ótimo retorno. Além de zelar pela qualidade de vida dos animais, sua missão é se certificar de cada detalhe para que haja conforto e comodidade, e não acabar se tornando um verdadeiro problema, gerando estresse, lesões e principalmente, grande prejuízo econômico.

A nossa primeira dica é com relação a localização, já que após a escolha do modelo do tronco, é muito importante que sua instalação seja feita em um ponto estratégico que facilite a movimentação dos animais. Quanto menor o percurso que o animal fizer, menor será o desgaste e não afetará o ganho de peso. Assim, para que haja uma maior durabilidade do equipamento, recomendamos que o tronco de contenção seja instalado sob cobertura, no sentido de proteger os produtos e equipamentos que possam estar ali presentes. Também se recomenda que seja instalado acima do solo para dar mais conforto na operação. Uma boa dica é que o piso seja construído em concreto e que, se necessário, haja a instalação de uma passarela ao longo do brete coletivo, para facilitar a condução dos animais por dentro do curral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro local que precisa de atenção é o embarcador, pois esse é o local aonde os animais mais estão propensos a lesões e estresse. O ideal é que ele tenha paredes fechadas e uma rampa de acesso antiderrapante, além disso, não pode faltar uma plataforma em nível e ajustável à altura do caminhão. Para finalizar, não podemos deixar de comentar sobre a capacitação de todos os funcionários da sua fazenda. Se não houver um cuidado com relação a treinamentos, os resultados nunca serão diferentes. É preciso investir para que os operadores responsáveis pelo manejo, estejam sempre atualizados com novos procedimentos do mercado, principalmente sobre as questões de segurança.

Se você estiver em busca do tronco de contenção ideal para o seu curral, não deixe de conhecer os modelos oferecidos pela Coimma: www.coimma.com.br

Comente: