Você conhece o Nelore Pintado? Este animal que tem despertado o interesse de muitos produtores chama atenção pela sua beleza exótica e elegância, mas também por seus atributos genéticos que garantem a qualidade da carne.
No Brasil, a raça chegou no século passado e tem como berço nacional o estado do Mato Grosso do Sul, apesar de ter conquistado cada vez mais fãs por todo o país.
Assim, neste artigo entenderemos qual a origem desse animal, suas peculiaridades e características. Continue a leitura!
O Nelore Pintado
Tradicionalmente conhecida na cor branca, a raça Nelore é muito popularizada no país, correspondendo a maior parte da força produtiva da indústria brasileira da carne, representando cerca de 80% do rebanho de corte.
Já Nelore Pintado é um tipo da raça em que os animais são inteiramente vermelhos, com manchas rubras ou negras. Apesar de não ser incomum, a ocorrência do Nelore Pintado dentro da raça Nelore representa uma pequena parcela, o que desperta cada vez mais o interesse dos criadores nacionais.
Apesar de ser um animal exuberante, o Nelore pintado não desperta o interesse dos pecuaristas apenas pela sua beleza, mas também porque a espécie pode apresentar características bastante relevantes como: rusticidade, precocidade, fertilidade, conversão alimentar e qualidade da carne.
A história do Nelore pintado no Brasil
Existem algumas versões diferentes sobre a história do surgimento do Nelore pintado no Brasil, basta uma simples pesquisa na internet para se entreter com os mais diversos enredos relacionados à espécie.
Entretanto, o ponto comum em todas elas foi a compreensão da existência de um gene recessivo nos Nelores, que pode originar um animal com variação de pelagem. Uma característica que poderia ser lapidada e selecionada para as próximas gerações.
E assim foi feito, a partir do aproveitamento genético de reprodutores desta pelagem da raça Nelore, pecuaristas investiram esforços para proliferação da genética entre os rebanhos do território brasileiros.
Leia também: Conheça as principais características do gado Girolando

Comente: