Por muitas décadas, a sucessão familiar foi o modelo de gestão vigente na pecuária. No entanto, com as mudanças do mercado, inserção da tecnologia no campo e profissionalização e crescimento das fazendas, essa realidade vem mudando.
Nesse sentido, uma figura se faz indispensável para garantir o sucesso na gestão da propriedade: o gerente de fazenda.
Mas qual a sua função? E as habilidades necessárias? Se está em busca dessas respostas, continue a leitura para não errar na hora de contratar um gerente de fazenda aí para a sua propriedade. Confira!
O Gerente de fazenda
Encontrar o profissional ideal e qualificado para trabalhar e gerenciar a sua produção de corte, não é tarefa simples, isso porque além de habilidades técnicas, o profissional a frente deste cargo precisará ter competências administrativas que são extremamente importantes para gerir todas as áreas que envolvem uma fazenda de gado de corte e ainda executar suas funções extras.
Assim, para continuar vamos entender o que faz o gerente de fazenda.
Funções de um gerente de fazenda
O principal impasse que pode-se encontrar ao buscar um candidato para a vaga de gerente da sua fazenda é a relação conhecimento técnico X conhecimento gerencial. Isso porque, provavelmente, se o profissional tem muita experiência e sempre atuou em cargos técnicos teve poucas chances de desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades de gestão, por isso pode ser que apresente dificuldades para delegar funções e resolver problemas.
Assim é fundamental que o ocupante da vaga tenha essas habilidades bem desenvolvidas, assim como saber integrar equipes e escutar as pessoas, para que juntos seja possível encontrar soluções para os problemas e imprevistos de forma mais rápida e eficiente. Outro ponto importante é que saiba trabalhar sob pressão, pautado pelo cumprimento de metas e prazos.
Entendido o fato de que o gerente de fazenda atuará muito pouco no operacional, será necessário que ele tenha (ou desenvolva) competências técnicas e comportamentais, a fim de que consiga desempenhar o seu papel, conforme o esperado.
Competências comportamentais:
1 - Comunicação assertiva
2 - Senso de coletividade (saber trabalhar em equipe e gerenciá-la)
3 - Capacidade de coordenação
4 - Liderança
5 - Habilidades motivacionais
6 -Resolução de conflitos
Competências técnicas:
O profissional precisará deter conhecimento nas seguintes áreas:
1 - Gestão de pessoas
2 - Administração
3 - Logistica
4 - Gestão de projetos
5 - Fertilidade, preservação e conservação do solo
6 - Sistema de produção
7 - Manejo
8 - Bem- estar animal
E muitos outros!
Encontrar um profissional que já esteja pronto nem sempre será fácil, por isso há sempre a possibilidade de formar um profissional que já seja de sua confiança e que tenha potencial para ocupar este importante cargo.
Leia também - Dicas para o gerenciamento bem sucedido de fazenda de gado de corte



Postagem Anterior

Comente: