Blog

Desaleitamento precoce de bezerras e desenvolvimento ruminal

18Mai / 2016

Desaleitamento precoce de bezerras e desenvolvimento ruminal

Quando se é adotada a pratica de desaleitamento precoce devemos levar em consideração dois fatores: a redução do custo de produção e o desenvolvimento do animal, pois a quantidade de leite que era oferecida aos animais passa a ser inserida na produção de leite diária comercializada pelo produtor.  Por outro lado, se a bezerra não estiver com o seu aparelho digestivo completamente desenvolvido para o aproveitamento de alimentos sólidos, o lucro proveniente da venda do leite que deveria ter sido fornecido ao bezerro poderá ser anulado com o aumento dos índices de morbidade e mortalidade causados pelos distúrbios metabólicos. O fornecimento de volumoso e concentrado para bezerros pré-ruminantes tem sido adotado para promover o seu desenvolvimento e permitir o corte no fornecimento da dieta líquida o mais cedo possível (QUIGLEY, 1998). Além do concentrado, as bezerras devem receber um bom volumoso, feno ou verde picado, desde a segunda semana de idade. Não deve haver preocupação com a baixa ingestão de volumoso durante as primeiras seis semanas de vida, pois o consumo aumenta rapidamente, a partir daí. Os alimentos volumosos são muito importantes para o desenvolvimento fisiológico, do tamanho e da musculatura do rúmen (WARNER, 1991). O fornecimento do alimento concentrado a partir da segunda semana de vida ajuda no desenvolvimento de papilas ruminas, o que proporciona maior eficiência na absorção de ácidos graxos voláteis ao decorrer do desenvolvimento ruminal. Fornecer volumoso de boa qualidade também ajuda no desenvolvimento ruminal pois promove a distensão do rumem (aumento da capacidade de ingestão de matéria seca) e possibilita maior motilidade o que proporciona ambiente ruminal mais saudável.

 

A interrupção no fornecimento da dieta líquida pode ser feito respeitando-se alguns critérios importantes:

          • O tamanho e a idade, o mais utilizado é o peso do animal.

      • Na prática, as bezerras estarão prontas para serem desaleitadas abruptamente quando estiverem consumido 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independentemente de sua idade, tamanho ou peso.

 

Características desejáveis no concentrado para bezerras:

  • Deve ser palatável;
  • Deve ter textura grosseira (concentrado finamente moído não estimula a ruminação, reduz consumo e aumenta perdas), podendo ser adicionado 5% de feno moído e 4 a 5% de melaço;
  • Deve ter sabor adocicado (conseguido com adição de melaço);
  • Deve ter níveis adequados de proteína (18% na MS, sem uréia);
  • Nível de energia de 80% de NDT;
  • Nível baixo de fibra (7 a 9%);
  • Deve apresentar níveis de vitaminas e minerais recomendados;
  • Deve ser constituído de alimentos de boa qualidade, tais como milho, farelo de soja, farelo de trigo (como fonte de fibra)

O desaleitemento precoce se realizado de forma correta pode proporcionar menores custos com mão de obra e alimentação, além de melhorar o desenvolvimento ruminal dos animais que chegam a fase adulta mais adaptados e desenvolvidos.

 

Pedro Fernando Santi
Graduando em Zootecnia
FCAT- UNESP Dracena

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!