Blog

Consorcio de aveia em pastagem em período de seca

02Jun / 2016

Consorcio de aveia em pastagem em período de seca

O Brasil é um país de clima tropical que apresenta condições climáticas muito favoráveis a criação de bovinos em pastagens. Atualmente estima-se que 150 milhões de hectares sejam ocupados por pastagens, e que cerca de 200 milhões de reais são movimentados anualmente no setor de sementes de gramíneas perenes (BERTOLOTE, 2009).

A aveia é uma planta de clima temperado, a qual tem a capacidade de melhor se desenvolver em região mais frias, como por exemplo na parte Sul do Brasil. A aveia é consorciada junta a pastagem para suprir as necessidades em períodos de seca, a qual no Brasil varia em média de Maio a Setembro, meses esses que as pastagens ficam degradadas devido ao déficit de água proveniente das chuvas.

A aveia pode ser sobressemeada no fim das águas que é aproximadamente no mês de abril, estratégia essa utilizada para que quando estiver no pico da seca, com baixa forragem, a aveia esteja em boa altura para ser consumida.

Fonte: EMBRAPA

O gráfico acima apresenta o nível da forragem ao longo do ano, onde é possível observar uma queda entre os meses de Maio e Setembro. Já o gráfico abaixo apresenta uma linha vermelha, a qual representa o papel da Aveia na pastagem em período de seca, que é de aumentar a qualidade e a quantidade de forragem.

Fonte: EMBRAPA

É comumente usado pastejo rotacionado com inserção de aveia. Após ser sobressemeada é necessário que se coloque o gado no pasto, para que com o pisoteio fixe as sementes no solo e após dois ou três dias é necessário fazer a retirada dos animais do pasto, para que a aveia possa crescer e após 50 dias estará em uma altura de aproximadamente 50cm, satisfazendo assim as necessidades do seu rebanho que somente a forragem na seca não conseguiria suprir.
Pode-se concluir que a aveia se sobressemeada na pastagem no fim das águas traz bons resultados durante o período de seca, não deixando o rebanho prejudicado devido ao déficit de água. Porém deve se atentar em qual região estará sendo inserida a aveia na pastagem e o tipo de manejo que terá com o pasto, pois é uma planta que não se desenvolve muito bem em regiões de climas quentes e deve se respeitar a mesma atingir uma boa altura para que seja disponibilizada para o rebanho.

 

Evandro Fernando Ferreira Dias
Graduando em Zootecnia
FCAT – UNESP Dracena

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!