Blog

Conhecendo as raças bovinas criadas no Brasil: Guzerá

16Jul / 2020

Conhecendo as raças bovinas criadas no Brasil: Guzerá

Considerado um dos mais populares bovinos presentes nas propriedades brasileiras, o Guzerá, de origem indiana, foi a primeira raça zebuína a chegar no Brasil. Graças as suas peculiaridades, a raça ganhou espaço em nosso país e hoje se encontra em diversas regiões.  

Se você quer conhecer um pouco da história e saber mais sobre esse animal que tem como marca registrada seus belos chifres e quais as suas principais aptidões, continue a leitura! 

 

Raça Guzerá: Made in Índia 

 Evidências apontam vestígios de que o Kankrejou Guzerá, já existia antes de 1500 a.C e sua história se cruza com a da origem da humanidade. Isso porque registros encontrados em sítios arqueológicos da Índia e Paquistão, contempla a sua imagem, exatamente como é hoje.  

Originário do centro da Costa Oriental da Índia, o hábitat do Guzerá é a região predesértica de kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind. 
 

Guzerá em terras brasileiras 

 Sem dúvidas a raça apresenta uma grande importância na história do desenvolvimento do nosso país, isso porque quando chegou aqui, na década de 1870, logo dominou a pecuária nos cafezais do estado do Rio de Janeiro. 

Ao ser introduzido em nossa atividade agrícola, a raça se tornou a solução para arrastar os pesados carroções e até vagões para transporte de café, nas íngremes montanhas, e, secundariamente, também para produzir leite e carne.  

No entanto, em 1888, com a abolição da escravidão, os produtores começaram a assistir a decadência de seus cafezais e como alternativa para sobreviverem, buscaram maior proveito do animal Guzerá, por meio da seleção das características leiteiras e cárneas.  

Atualmente, a raça é facilmente encontrada nas mais diversas regiões do país, mas a sua presença mais notória se dá no Nordeste.   

Também é muito criada no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, e, inclusive, no Rio Grande do Sul onde tem mostrado grande potencial da adaptabilidade. 
 
   Saiba mais sobre a história do Guzerá neste material produzido pela ACBG 

Principais característica do bovino Guzerá  

 O animal da raça Guzerá apresenta grande porte, cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira. Sua pelagem pode variar do cinza claro ao escuro, e também podem haver fêmeas brancas. Outro fator importante é a ótima aptidão para produção de carne e leite. No entanto, as principais características que definem e diferenciam a raça são: 

  1. Rusticidade; 

  1. Conversão alimentar; 

  1. Rendimento de carcaça; 

  1. Habilidade materna; 

  1. Fertilidade; 

  1. Precocidade. 

 

Quem leu este artigo também se interessou por  - Conhecendo as raças bovinas criadas no Brasil: Guzerá 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!