16Jul / 2020
Considerado um dos mais populares bovinos presentes nas propriedades brasileiras, o Guzerá, de origem indiana, foi a primeira raça zebuína a chegar no Brasil. Graças as suas peculiaridades, a raça ganhou espaço em nosso país e hoje se encontra em diversas regiões.
Se você quer conhecer um pouco da história e saber mais sobre esse animal que tem como marca registrada seus belos chifres e quais as suas principais aptidões, continue a leitura!
Raça Guzerá: Made in Índia
Evidências apontam vestígios de que o Kankrej, ou Guzerá, já existia antes de 1500 a.C e sua história se cruza com a da origem da humanidade. Isso porque registros encontrados em sítios arqueológicos da Índia e Paquistão, contempla a sua imagem, exatamente como é hoje.
Originário do centro da Costa Oriental da Índia, o hábitat do Guzerá é a região predesértica de kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind.
Guzerá em terras brasileiras
Sem dúvidas a raça apresenta uma grande importância na história do desenvolvimento do nosso país, isso porque quando chegou aqui, na década de 1870, logo dominou a pecuária nos cafezais do estado do Rio de Janeiro.
Ao ser introduzido em nossa atividade agrícola, a raça se tornou a solução para arrastar os pesados carroções e até vagões para transporte de café, nas íngremes montanhas, e, secundariamente, também para produzir leite e carne.
No entanto, em 1888, com a abolição da escravidão, os produtores começaram a assistir a decadência de seus cafezais e como alternativa para sobreviverem, buscaram maior proveito do animal Guzerá, por meio da seleção das características leiteiras e cárneas.
Atualmente, a raça é facilmente encontrada nas mais diversas regiões do país, mas a sua presença mais notória se dá no Nordeste.
Também é muito criada no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, e, inclusive, no Rio Grande do Sul onde tem mostrado grande potencial da adaptabilidade.
Saiba mais sobre a história do Guzerá neste material produzido pela ACBG
Principais característica do bovino Guzerá
O animal da raça Guzerá apresenta grande porte, cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira. Sua pelagem pode variar do cinza claro ao escuro, e também podem haver fêmeas brancas. Outro fator importante é a ótima aptidão para produção de carne e leite. No entanto, as principais características que definem e diferenciam a raça são:
-
Rusticidade;
-
Conversão alimentar;
-
Rendimento de carcaça;
-
Habilidade materna;
-
Fertilidade;
-
Precocidade.
Quem leu este artigo também se interessou por - Conhecendo as raças bovinas criadas no Brasil: Guzerá

Comente: