Conheça as 5 liberdades do bem-estar animal

Conheça as 5 liberdades do bem-estar animal

Já faz algum tempo que o produtor de corte norteia seu trabalho pelas premissas do bem-estar animal, se preocupando em garantir as melhores condições ao rebanho.  

Isso porque animais bem tratados produzem e rendem muito mais. Assim, o bem-estar animal é cada vez mais importante para os produtores, uma vez que com ela é possível atender os mercados mais exigentes, que primam por carne de qualidade.

Entretanto, para que se possa adotar o bem-estar animal na sua propriedade é necessário, primeiro, compreender as leis que regem essa ciência, assim como os conjuntos de ações que garantirão  o cumprimento e o respeito aos direitos dos animais de terem sua qualidade de vida assegurada. 

Então, continue a leitura para saber mais sobre as 5 liberdades do bem-estar animal!

O que é o bem-estar animal

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o bem-estar animal é a forma como o animal lida com o seu entorno, e aqui estão incluídos sentimentos e comportamento. 

Apresentado pela primeira vez em 1965, pelo Comitê Brambell, formado por diversos pesquisadores e profissionais da agricultura e pecuária do Reino Unido, o conceito de bem-estar social, estabeleceu um conjunto de “estados” ideais chamados de as “cinco liberdades” com o objetivo de criar melhores padrões de bem-estar para animais de todos os sistemas de produção.

 Esses conceitos foram aperfeiçoados pelo Farm Animal Welfare Council – FAWC, Inglaterra, e até hoje tem sido referência no mundo todo para o estudo e avaliação do bem-estar animal. 

Nesse sentido, para animais de produção, existem boas condições de bem-estar quando são atendidas as “cinco liberdades”, que procuram incorporar e relacionar padrões mínimos de qualidade de vida para os animais.

As 5 liberdades do bem-estar animal

As “5 liberdades” são as diretrizes utilizadas para a identificação dos elementos que determinam a percepção do bem-estar dos animais pelo próprio animal e vão definir quais as condições necessárias para promover esse estado. 

São elas: 

1. Livre de fome e sede 

O animal deve ter livre acesso a comida e água de qualidade, em quantidade e frequência ideais.

2. Livre de dor e doença 

Envolve tudo que esteja relacionado à saúde física do animal, como dores, ferimentos e doenças. Esse ponto é de suma importância para garantir o bem-estar tanto dos animais quanto dos seres humanos.

3. Livre de desconforto 

Diz respeito ao ambiente que o animal vive; se possui abrigo, com temperaturas favoráveis a cada espécie, superfícies adequadas para proporcionar conforto e com acesso adequado para descanso

4. Livre de medo e de estresse 

Os animais devem estar livres de qualquer sentimento negativo para se evitar sofrimento.

5. Livre para expressar seu comportamento natural 

Deve-se sempre considerar a espécie para avaliar a qualidade de vida e bemestar do animal. É necessário pensar em um espaço apropriado que não impossibilite os comportamentos naturais do animal. 

Assim, para que o bem-estar animal seja alcançado de acordo com esses princípios é necessário que ocorra a aplicação de práticas de criação e produção adequadas, não apenas no meio científico, ou só por médicos veterinários e zootecnistas, mas também pelos proprietários de animais. 

Essas práticas devem levar em conta não apenas a espécie animal em si, suas características, mas também o sistema de criação e produção, e as condições possibilitadas ao animal.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a aplicação dos princípios das “cinco liberdades” possibilitou saltos qualitativos em relação aos sistemas de criação, com adequações do espaço mínimo disponível por animal, fornecimento de dietas balanceadas e disponibilidade de sombra em sistemas extensivos; ao transporte com embarque sem estresse e em veículos apropriados, determinação de tempo e distância máximos, sem interrupção, até o abatedouro; e ao abate, sem sofrimento, com atordoamento eficaz.

 

Leia também - Entenda a importância da gestão de custos na pecuária

 

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: