COIMMA inova mais uma vez: Conheça a Easy-Lock, tecnologia exclusiva para tronco de contenção de bovinos

01Abr / 2019

COIMMA inova mais uma vez: Conheça a Easy-Lock, tecnologia exclusiva para tronco de contenção de bovinos

Quem trabalha com a pecuária sabe o quanto alguns equipamentos são importantes para garantir o melhor desempenho do rebanho. Assim, há muito tempo produtores perceberam o papel fundamental do tronco de contenção animal, ou brete, que se tornou cada vez mais presente em propriedades rurais e, hoje, é indispensável.

Desenvolvido especialmente para conter e imobilizar animais de forma individual, facilitando diversos tratos zootécnicos e veterinários, o tronco de contenção tem como principais benefícios proporcionar economia de tempo no manejo, aplicações perfeitas de medicamentos, facilidade no cuidado sanitário, sem que para isso o animal passe por qualquer tipo de estresse.

No entanto, ao longo do tempo esse equipamento passou por alterações, ou melhor, atualizações, com o objetivo de aperfeiçoar seu funcionamento e atender novas necessidades que foram surgindo.

Atualmente, é possível encontrar troncos de contenção dos mais diversos tipos, como, por exemplo, aqueles que já possuem balanças acopladas; opções produzidas em madeira ou aço; controle manual ou automático, além de muitos outros quesitos que diferem equipamentos tradicionais de versões cada vez mais tecnológica.

Nessa linha de evolução do tronco de contenção, um item em especial merece destaque: o sistema de imobilização. Inicialmente, utilizava-se a cremalheira, que consiste em uma peça mecânica com um sistema de dentes e um pino de travamento, de modo que ao movimentá-la é feita a imobilização do animal.

Ainda hoje é possível encontrar equipamentos com esse sistema, no entanto é uma solução que caiu em desuso em função das suas desvantagens como, desconforto no manuseio, barulho exagerado, desgastes dos dentes e, a mais preocupante delas, os eventuais travamentos, que em alguns casos pode levar até a perda do animal, por enforcamento.

Com o emprego cada vez mais constante de tecnologia para facilitar a rotina da atividade pecuária, surge o sistema de pistões hidráulicos, ou travas hidráulicas. Uma solução mais moderna, bastante utilizada pelo mercado, que proporciona mais conforto ao operador e facilidade na contenção do animal.

No entanto, a trava hidráulica exige manutenções periódicas para que não haja vazamento de óleo ou entrada de ar no cilindro, problemas que podem gerar falha na imobilização do animal e comprometimento da segurança, ocasionando acidente tanto para o animal quanto para o operador.

Diante disso, a COIMMA, com sua visão inovadora e com o conhecimento de quem está há 67 anos atuando no mercado da pecuária, acaba de dar um passo a frente do mercado e lança o sistema de imobilização Easy-Lock, tecnologia exclusiva e com patente já requerida.

Conheça a Easy-Lock

Com o principal objetivo de oferecer um sistema que minimize as manutenções periódicas e torne as operações e manuseio do rebanho mais eficiente e seguro, a COIMMA desenvolveu a trava Easy-Lock.

Produzida com novos tipos de matérias-primas e aço de alta resistência para garantir robustez e durabilidade, a trava elimina de vez a necessidade de reparos, trocas de óleo ou qualquer complicação apresentada pelos sistemas anteriores.

Além disso, a Easy-Lock proporciona um manuseio leve e silencioso, com máxima eficiência do seu funcionamento, tudo para que o operador trabalhe com mais conforto e os animais se estressem menos.

Testado por mais de 3 anos em estudos de campo e submetido a um dispositivo para acelerar o tempo do teste, o sistema apresentou resultados impressionantes: mais de 100 mil ciclos de manejos sem falhas no acionamento ou na contenção dos animais.

Com mais essa tecnologia chancelada pela COIMMA, o CEO da empresa, Paulo César Dancieri Filho, acredita que é o fim da era da cremalheira e do pistão.

“Os dispositivos de imobilização constituem o coração do tronco de contenção: não há qualquer outro componente que gere tanto valor para a operação de imobilização do animal. E foi partindo dessa premissa que tivemos a visão de criar a trava Easy-Lock, que agrega em um único aparato leveza no manejo; precisão na imobilização e zero manutenção. Simplesmente tudo o que nossos clientes sempre desejaram quando pensavam em imobilização de seu rebanho. Não conheço qualquer projeto similar em outro lugar do mundo, tanto que estamos prestes a receber o deferimento da patente de modelo de utilidade.”

Prova de que a empresa está confiante no sucesso da Easy-Lock, é o fato de que toda a sua linha de troncos de contenção passará a contar com o sistema, desde os produtos mais básicos até os mais inovadores foram repensados para conceber a trava.

A mudança nos produtos foi definida justamente porque a COIMMA acredita e levanta a bandeira do uso da tecnologia no campo.  Além disso, ao proporcionar soluções que possibilitem eficiência no manejo, economia de tempo e dinheiro e, consequentemente, o aumento do lucro, reafirma seu papel de empresa parceira do pecuarista brasileiro.

Estratégia de lançamento

Para o lançamento da Easy-Lock, a COIMMA apostou em uma forte estratégia de marketing tradicional e digital. Foi feito investimento em comercial de 30” para TV, que será exibido no Canal do Boi, além de anúncios nas principais revistas do segmento. Já na mídia digital, a empresa está trabalhando com uma campanha massiva de divulgação do lançamento em suas principais redes sociais e canais parceiros.

A tecnologia já pode ser conferida de perto nos estandes da COIMMA, durante os eventos que a empresa participará durante este mês:

02/04 a 05/04 – Encontro de Confinadores Scot Consultoria – Ribeirão Preto/SP

08/04 a 12/04 – Tecnoshow Comigo – Rio Verde/GO

09/04 a 12/04 – Parecis Super Agro – Campo Novo/MT

29/04 a 03/05 – Agrishow – Ribeirão Preto/SP

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!