Mulheres no agro: Como elas estão revolucionando a pecuária?

01Abr / 2019

Mulheres no agro: Como elas estão revolucionando a pecuária?

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, não poderíamos deixar de falar sobre elas, que diariamente lutam por seus direitos e espaço. Prova de suas conquistas, é a presença feminina crescente no agronegócio e, em particular, na pecuária.

Hoje, é possível enxergá-las em papéis de destaque nos eventos do setor, à frente da gestão das propriedades, como profissional de referência e cases de sucesso. Mas a que podemos atribuir essa presença feminina crescente no agro?

Não há apenas uma justificativa, mas uma suposição é o contexto difícil vivido pelo agro nos últimos anos,  cenário de margens mais reduzidas, que exigiu uma administração mais refinada e equilibrada que, em geral, é característica das mulheres em posição de comando. 

É preciso falar sobre o protagonismo das mulheres no campo, não apenas porque elas estão ocupando seus espaços em um setor predominante masculino, mas porque com suas visões de negócio o agro se movimentou, se reconfigurou e se reestruturou para atender necessidades até então inexistentes, ou não percebidas. Como consequência desse movimento, acontece o desenvolvimento do setor.

Fato é, a mulher não está buscando disputar espaço com os homens, mas sim compartilhar experiências e agregar valor ao agronegócio. Desta forma, a porteira se abre para a participação feminina e elas se mostram cada dia mais preparadas para atuar no campo e enfrentar os desafios do mercado e da sociedade. 

Capacitação feminina

Característica em comum entre essas mulheres é o fato de se capacitarem muito. Uma vez que grande parte delas assume o comando das fazendas por meio de sucessão familiar, sentem a necessidade de buscar aperfeiçoamento para conduzirem melhor e de forma mais rentável seus negócios.

Outro ponto de destaque sobre o perfil feminino é que são mais organizadas e gostam de participar de grupos de troca de experiências. Assim, ao longo do tempo elas foram se organizando e criando cooperativas e associações para aprenderem umas com as outras, tornando a presença das mulheres no agronegócio mais sólida e forte.

Mulheres no agro: sinônimo de tecnologia no campo

Uma vez que possuem alta escolaridade, buscam se munir de informações e estão sempre se atualizando, as mulheres, cada vez mais exigentes, levantam a bandeira da inovação e defendem a utilização da tecnologia no campo como solução para otimizar seus resultados. Promovendo, assim, uma verdadeira revolução no mercado da pecuária, onde ainda prevalece uma cultura muito tradicional.

Além de tantas outras posições que ocupa, a mulher surge no papel de aceleradora de inovações nesse segmento de mercado. E, por também levantar a bandeira da inovação, acreditar no valor e nos ganhos que o uso da tecnologia pode proporcionar aos produtores brasileiros, que a COIMMA apoia os movimentos femininos no agro e se considera uma parceira das pecuaristas do país.

COIMMA se orgulha da parceria com suas representantes

Exemplos dessas parcerias bem-sucedida são os contatos que desenvolvemos nesses anos com mulheres incríveis, que acreditam nos mesmos propósitos que a COIMMA e trabalham em prol do crescimento da atividade no Brasil.  Hoje, compõem a rede de representante em diversos cantos do país.

Conheça algumas das muitas representantes da COIMMA, que fazem a diferença no agro e na nossa história:

  • Marina Pelegrini - Terragro representações - Uberlândia/MG
  • Maria Antônia Xavier Borges - Abaeté/MG
  • Mariana Franco de Morais Abate - Abate Representações ltda - Ituiutaba/MG
  • Marbele de Araújo Quadro - O Rancho - Itapetinga/BA
  • Gabriela Satie - Supranorte distribuidora ltda - Montes Claros/MG

A COIMMA agradece a todas às mulheres pecuaristas, que de forma destemida e confiante estão revolucionando o agronegócio, promovendo o desenvolvimento do setor e tornando realidade em nosso país a pecuária 4.0.

Vocês são a força da pecuária e estamos com vocês!

Comente: