Os sistemas de criação integrados têm contribuído positivamente para a pecuária brasileira, favorecendo o aumento da produtividade com uma cadeia produtiva mais sustentável e equilibrada, favorecendo a propriedade em âmbito ambiental, social e econômico.
Segundo pesquisadores, esses sistemas incorporam atividades de produção agrícola, pecuária e florestal, em dimensão espacial e/ou temporal, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema para a sustentabilidade da unidade de produção, contemplando sua adequação ambiental e a valorização do capital natural.
Além da intensificação e maior eficiência do uso da terra, são gerados, também, outros benefícios ao ambiente, tais como: maior sequestro de carbono, aumento da matéria orgânica do solo, redução da erosão, melhoria das condições microclimáticas e do bem-estar animal.

Desta forma, conheça mais algumas vantagens específicas dos sistemas integrados de produção:
-
Reduz a vulnerabilidade de produção, intensificando a mesma de forma sustentável;
-
Os sistemas integrados têm como base o compartilhamento de recursos;
-
Potencial de recuperação de áreas degradadas;
-
Melhoria da fertilidade do solo devido a ciclagem de nutrientes;
-
Pastagens de melhor qualidade;
-
Maior ganho de peso por área quando comparado aos demais sistemas de criação;
-
O sombreamento da integração proporciona maior conforto térmico aos animais;
-
Reflete positivamente no desempenho animal;
-
Sequestra mais Carbono do que emite devido a uma pastagem bem manejada (Acúmulo de Carbono ao solo que fomenta a compensação);
-
Aumento da competitividade das cadeias de carne nos mercados nacional e internacional, com produção de carcaças de melhor qualidade, por uma pecuária de ciclo curto, pautadas em alimentação de qualidade, controle sanitário e melhoramento genético;
-
A diversidade de espécies e a rotação de culturas pode ajudar no controle da erosão, no aumento da porosidade do solo e consequentemente na infiltração de água para recomposição dos lençóis freáticos.
A intensificação sustentável dos sistemas de produção pode aumentar em até 5 vezes a produtividade de carne, segundo especialistas da área. As tecnologias, como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e recuperação de pastagens são formas de promover essa intensificação com maior eficiência, menor pressão por abertura e desmatamento de áreas florestais, maior produção com melhoria da qualidade ambiental (água, solo, biodiversidade etc.) e com incremento considerável na produtividade, potencializando o desempenho do animal dentro da cadeia produtiva.
Tal integração une atividades agrícola, pecuária e/ou florestal na mesma área formando um único sistema, lembrando, amigo pecuarista, que a gestão e planejamento dentro do sistema de criação tem uma maior exigência, porém com embasamento e muito trabalho torna-se muito mais eficiente.
Alguns pecuaristas na hora da adoção desses sistemas levam em consideração os fatores financiamento, orientação técnica e pesquisa para diversificação da produção agropecuária, em qual apresenta muitos benefícios e desafios à propriedade com a implementação da intensificação sustentável.
A ILPF é um desdobramento de uma perspectiva mais sustentável da agropecuária devido a diversificação da produção que irá promover um incremento na produção da lavoura e da produção animal em níveis superiores aos sistemas tradicionais de produção ou com manejo precário.
Entre muitos, entenda um fator que irá influenciar positivamente na produção de carne:

Portanto além de uma melhora na condição de criação dos animais, os sistemas integrados proporcionam muitos outros benefícios como o uso de menos tecnologias e intensificação do próprio sistema, o produtor fica exposto a um menor risco econômico, menor investimento em fertilizantes, maior estratificação de nutrientes e menor suscetibilidade a doenças e pragas.
Além de aumentar a rentabilidade por hectare da lavoura e da carne, aumento da fertilidade do solo e contribuir para uma cadeia produtiva mais sustentável nos quesitos ambiental, social e econômico.
Garanta a precisão na pesagem do seu rebanho com nossas Barras de Pesagem de bovinos!



Postagem Anterior

Comente: