Curral de Pneu
Sabendo que a cadeia produtiva agropecuária é um dos setores que mais cresce e se moderniza no mundo, pensando nisso sermos sustentáveis na produção de alimento é um fator importante para o setor de toda cadeia produtiva. Logo com o crescimento pela demanda de alimentos no mundo, onde precisamos ser cada vez mais produtivos e respeitarmos o meio ambiente, surgem as alternativas de se utilizar materiais que seriam descartados por muitas vezes não reaproveitáveis, para então trazer sustentabilidade ao sistema agropecuário, uma destas alternativas se faz pela construção de currais com pneus.
Entre os materiais (resíduos), mais nocivos ao meio ambiente encontramos o plástico e borracha, pois esses materiais demoram tempo indeterminado para serem decompostos, e que sem o destino e processamento correto se tornam poluentes potencialmente perigosos para o meio ambiente. Dessa maneira, a reutilização desses materiais torna-se ambientalmente e economicamente viáveis, como por exemplo a reutilização de pneus usados na construção de currais e pisos antiderrapantes para manejo pecuário.
A reutilização de pneus como matéria-prima na construção de currais e outras estruturas agropecuárias promove uma alternativa barata, sustentável e simples para o destino desse tipo de resíduo. O curral ecológico de pneus pode ser construído com poucos materiais, aliado ao baixo custo de implantação e simplicidade na instalação, que terá fundamental papel na redução de criadouros de mosquito Aedes Aegypt (vetor da dengue), por exemplo, auxiliando além do meio ambiente a saúde pública. A implantação do curral ecológico pode ser adequada a diversas condições dos proprietários, mesmo porque pneus são facilmente encontrados e servem como substitutos para as tábuas convencionais.
Seguem os Materiais necessários:
Para um curral de 24 m² (o projeto pode ser adaptado de acordo com as exigências e necessidades do proprietário).
-
Pneus – O pneu deve ser cortado de maneira que seja removida apenas a banda de rodagem para que seja utilizada como tábuas laterais.
-
Mourões – Os mourões devem ter cerca de 3 metros de comprimento e 15 centímetros de largura, na instalação, é necessário que 1/3 seja enterrado, de maneira que o curral tenha em torno de 2 metros de altura. Espaçamento de 1 metro entre os mourões.
-
Parafuso – É importante que o parafuso escolhido seja resistente e não afrouxe facilmente, é indicado a utilização do parafuso francês zincado.
-
Porcas e Arruelas – Serão responsáveis por fixar as pranchas de borracha nos mourões.
-
Tábuas para sustentação – Garantem sustentação e travamento de toda a estrutura do curral, deve ser fixada na parte superior dos mourões ao redor de todo perímetro.
-
Dobradiça – É recomendada a utilização de dobradiças tipo ferradura para a instalação da porteira do curral.
-
Porteira e trinco – Serão utilizados para controlar a entrada e saída dos animais no curral.
Instalação
Instale os mourões com distância de 1 metro entre si, em seguida parafuse as tábuas de contenção na parte superior dos mourões e posteriormente cerque o perímetro utilizando as bandas de
rodagem dos pneus reutilizados. Instale a porteira e o trinco.

O planejamento e a construção de um curral, baseado nos parâmetros do contexto deste tema abordado, garantindo o sucesso de uma boa construção permite a propriedade obter um manejo apropriado do rebanho, além de ser um investimento que gera retorno positivo a médio e longo prazo. A escolha de um tronco de contenção adequado aliado ao bom curral, permite elevar o nível da propriedade, de forma que consiga ser alcançada melhor produtividade, sustentabilidade e valorização do produto.
A COIMMA conta com troncos de contenção que supre as necessidades de diferentes níveis de produção e alternativas de currais, sempre proporcionando a melhor solução e qualidade na contenção do rebanho.



Postagem Anterior

Comente: